ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Ensino fundamental vai bem no Ideb, mas médio fica abaixo da meta em MS

Índice publicado de dois em dois anos foi divulgado nesta segunda-feira pelo MEC

Liniker Ribeiro e Ricardo Campos Jr. | 03/09/2018 16:00
Alunos entrando na Escola Municipal Prof ª Eulália Neto Lessa  (Foto:Arquivo)
Alunos entrando na Escola Municipal Prof ª Eulália Neto Lessa (Foto:Arquivo)

Números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontam que a educação básica em Mato Grosso do Sul conquistou um novo avanço em relação ao Ensino Fundamental, nos últimos anos. O balanço divulgado nesta segunda-feira (3) revela que, a nível estadual, o índice nas séries iniciais (até o 5º ano), passou de 5.4, em 2015, para 5.6, em 2017. A meta para o ano passado era de 4.9.

Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, a meta era de 4.4, mas o Estado atingiu índice de 4.6. Em 2015 o número alcançado foi 4.1. Em contrapartida, os números apresentados pelo MEC (Ministério da Educação) indicam que a educação nas escolas públicas ainda precisa melhorar nos três anos do Ensino Médio.

Assim como nos outros estados brasileiros, MS não conseguiu atingir o índice estimado. Por aqui, a expectativa era alcançar índice de 4.2 para o ensino médio, mas o Estado registrou apenas 3.6.

Na REME (Rede Estadual de Ensino), mais uma vez o melhor desempenho foi registrado nas séries iniciais do ensino fundamental, até o 5º ano. De 5.4, o índice subiu para 5.6. A meta era de 4.9.

Já na Capital, os números ficaram abaixo do esperado. Para os anos iniciais, o esperado era 5.8, mas o índice alcançado foi de 5.7. Nos anos finais, até o 9º ano, a meta era 5.2 e o município alcançou 5, o mesmo de 2015.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação no país. O índice é calculado com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado na semana passada.

Nos siga no Google Notícias