A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

03/09/2018 16:00

Ensino fundamental vai bem no Ideb, mas médio fica abaixo da meta em MS

Índice publicado de dois em dois anos foi divulgado nesta segunda-feira pelo MEC

Liniker Ribeiro e Ricardo Campos Jr.
Alunos entrando na Escola Municipal Prof ª Eulália Neto Lessa  (Foto:Arquivo) Alunos entrando na Escola Municipal Prof ª Eulália Neto Lessa (Foto:Arquivo)

Números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontam que a educação básica em Mato Grosso do Sul conquistou um novo avanço em relação ao Ensino Fundamental, nos últimos anos. O balanço divulgado nesta segunda-feira (3) revela que, a nível estadual, o índice nas séries iniciais (até o 5º ano), passou de 5.4, em 2015, para 5.6, em 2017. A meta para o ano passado era de 4.9.

Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, a meta era de 4.4, mas o Estado atingiu índice de 4.6. Em 2015 o número alcançado foi 4.1. Em contrapartida, os números apresentados pelo MEC (Ministério da Educação) indicam que a educação nas escolas públicas ainda precisa melhorar nos três anos do Ensino Médio.

Assim como nos outros estados brasileiros, MS não conseguiu atingir o índice estimado. Por aqui, a expectativa era alcançar índice de 4.2 para o ensino médio, mas o Estado registrou apenas 3.6.

Na REME (Rede Estadual de Ensino), mais uma vez o melhor desempenho foi registrado nas séries iniciais do ensino fundamental, até o 5º ano. De 5.4, o índice subiu para 5.6. A meta era de 4.9.

Já na Capital, os números ficaram abaixo do esperado. Para os anos iniciais, o esperado era 5.8, mas o índice alcançado foi de 5.7. Nos anos finais, até o 9º ano, a meta era 5.2 e o município alcançou 5, o mesmo de 2015.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação no país. O índice é calculado com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado na semana passada.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions