A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

09/10/2013 12:57

Entidades de direitos humanos manifestam apoio a PM baleado

Graziela Rezende
Visita na ACS foi considerada histórica pelo presidente. Foto: Graziela RezendeVisita na ACS foi considerada histórica pelo presidente. Foto: Graziela Rezende

Para acabar com o estigma de que “direitos humanos só vive em porta de cadeia”, representantes de vários órgãos, entre eles a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), estiveram na Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar para prestar solidariedade ao PM Wagner Pinheiro da Silva, 30 anos, atingido com 2 tiros no tórax durante um assalto. A data e a parceria, de acordo com o presidente da entidade, Edmar Soares, é considerada “histórica”.

“As pessoas pensam que somos sempre favoráveis ao bandido, mas as coisas não são assim. Aqui no nosso Estado, queremos fazer a diferença, lutando por um piso nacional da categoria, além de acabar com essa história de delegacia virar presídio. Na televisão, a segurança pública aparenta estar em ordem, com viaturas sendo entregues nos 79 municípios. No entanto, queremos saber na prática as condições de trabalho destes servidores”, afirma Paulo Ângelo de Souza, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza.

Da mesma maneira, a advogada Kelly Garcia, membro da comissão de direitos humanos da OAB/MS, comentou a importância de ver o profissional da segurança pública também como uma pessoa humana. “Dentro das nossas discussões, sabemos das reivindicações da categoria, que muita vezes arca com custos de saúde em que muitas vezes as conseqüências são sérias”, explica Garcia.

Este ano, segundo ela, a comissão tomou conhecimento de um policial que teve o prejuízo de R$ 30 mil, após ficar ferido durante o trabalho. “É um gasto além dos 30% destinados ao plano de saúde, sabemos que é pesado para quem já não tem um salário digno e lida diariamente com precariedade de equipamentos, viaturas, cotas de combustível reduzida e outros problemas”, fala Garcia.

Já o representante da Comissão de Justiça e Paz, Lairson Palermo, convidou os policiais para participar de um seminário, no qual o militante negro Carlos Moura, que há mais de 60 anos luta pela causa, estará na Capital. “Precisamos firmar uma parceria e estender o diálogo”, avalia Palermo. Assessor do deputado estadual Pedro Kemp (PT), Paulo Queiroz também participou das discussões.

Emocionado com a visita, que ele considera “histórica”, já que em 30 anos a ACS e BM/MS jamais fez tal parceria, o presidente Edmar Soares comentou a importância das autoridades atenderem as necessidades dos servidores da segurança pública. “Das visitas que temos realizado em outros Estados, constatamos que a inoperância do Executivo ocorre em todo o país, com exceção de Brasília”, lamenta o presidente.

Ao mesmo tempo, ele ressalta que Mato Grosso do Sul é um dos locais com policiais menos corruptos. “Este ano, fomos ousados, realizando o aquartelamento. Então, com mais apoio, como a presença dessas parcerias, podemos ter mais conquistas nos nossos objetivos”, avalia o presidente.

PM ferido - Wagner Pinheiro da Silva, 30 anos, foi atingido ao reagir a um assalto na sorveteria Jeito Frio, no Jardim Panamá, em Campo Grande. Ele recebeu alta da Santa Casa ontem (8), às 11h30, conforme a assessoria de imprensa do hospital.

O soldado deu entrada na instituição um dia antes, às 22 horas, consciente e com estado de saúde considerado estável. Ele estava internado para aguardar cirurgia para remoção dos projéteis, mas o próprio organismo expeliu uma das balas, enquanto a equipe médica avaliou não ser necessária o procedimento para remoção da segunda.

Assalto – Wagner estava na Sorveteria Jeito Frio, na Avenida Júlio de Castilho, na noite do dia 6, quando um assaltante entrou no estabelecimento com uma arma na mão e usando capacete, para dificultar sua identificação.

O soldado tentou atirar contra o ladrão, mas o revólver travou. O assaltante contra-atacou e disparou várias vezes contra o policial, que, segundo boletim de ocorrências, foi atingido por dois tiros no tórax.

O bandido fugiu em uma moto, pilotada por um comparsa. Imagens do circuito interno de segurança da sorveteria serão usadas na investigação do caso.

Policial baleado em tentativa de assalto recebe alta da Santa Casa
O policial militar Wagner Pinheiro da Silva, 30 anos, que foi atingido com dois tiros no tórax ao reagir a um assalto na sorveteria Jeito Frio, no Ja...
Baleado após revólver falhar ao reagir a assalto, policial aguarda cirurgia
Baleado no tórax ao reagir a um assalto na Sorveteria Jeito Frio, no Jardim Panamá, em Campo Grande, o policial militar Wagner Pinheiro da Silva, 30 ...


Pura demagogia. Não acredito em uma única palavra que essa gente profere, supostamente a nosso favor. Esses tais "direitos umanos" ( é sem "h" mesmo") e o (arg) deputado Pedro Kemp não merecem crédito algum por parte da família policial militar (leia-se também familiares e amigos nossos). Gente do bem, trabalhador de verdade, seja ou não da farda, não vota mais nesse deputado.
 
Fernando Silva em 10/10/2013 20:54:18
Demagogia. Pura demagogia. não acredito nas "boas intenções" dessa gente.
 
Fernando Silva em 10/10/2013 20:45:30
HISTÓRICO, nos poupe, desde qdo demagogia mudou de nome???? Difícilmente os Direitos Humanos terá o crédito dos brasileiros conscientes.....Fizeram tanta bobagem, pisaram tanto na bola que o melhor que fazem é mudar o nome e COMEÇAREM a fazer as coisas certas, com os cidadãos decentes que merecem um apoio. Cansamos de impunidade e o apoio dos direitos desumanos contra nós.
 
luzimar gonçalez em 09/10/2013 22:38:38
se o Brasil esta essa porcaria, boa parte é culpa dos direitos humanos que sempre defendeu bandido e não deixou a policia trabalhar. agora nem adianta tentar reverter a situação. O povo esta com a policia! queremos ORDEM para ter PROGRESSO.
 
fernando alves gomes em 09/10/2013 16:26:20
Eles foram lá, porque o revolver falhou e querem processar o estado, não para saber do policial.
 
Leonardo Mota em 09/10/2013 16:16:39
conversa pra boi dormir
 
ELIO SANTO em 09/10/2013 15:50:53
kkkkkkkkkkkkkkkk, so faltava essa..vai demorar muito para esse tal de DIREITO DOS MANO. fazer alguma coisa pra policia..... vai vendo
 
everton cristaldo em 09/10/2013 15:49:16
um bando de demagogo
 
Sidney de mazzi em 09/10/2013 15:22:10
Ano que vem é ano de eleição... isso nunca ocorreu!!!
Depois da repercussão da morte daqueles bandidos na Lotérica pelo Sargento, eles estão entendendo que quem não ajuda, atrapalha.
 
Edson Antonio em 09/10/2013 15:03:09
Boa Rubens ferreira !!!!!!! vc disse tudo .......
 
ROGERIO CARVALHO em 09/10/2013 14:52:48
É justamente isso... direitos humanos são inerentes a toda e qualquer pessoa e, quando há direito violado injustamente (vida, liberdade, consciência, convivência familiar etc.) a vítima da violação deve ser apoiada. O que ocorre é que, historicamente e no mais das vezes, é o Estado, por seus agentes, o violador, o que passa a impressão de que "direitos humanos é coisa de bandido ou afirmação do gênero". Direitos humanos são direitos de todos, indistintamente. Boa recuperação ao policial e parabéns às entidades pela iniciativa.
 
Roberto Ferreira em 09/10/2013 14:41:05
quero só ver até quando essa parceria vai durar, será que esse ato "GENEROSO" não é por causa do vexame e do descredito causado por eles defenderem os marginais e questionarem a conduta do sargento Gomes que matou aqueles dois marginais na agencia da lotérica? quero só ver...
 
Luiz Paulo em 09/10/2013 14:21:02
Infelizmente não acredito neles, estão querendo agora dar uma de mocinhos, sendo que sempre foram ao lado dos bandidos.... Parceria pra ferrar o PM só se for...
 
Luiz Fernandes em 09/10/2013 14:14:37
Tem um velho ditado biblico que diz.
Ninguém pode servir a Deus e ao diabo ao mesmo tempo.
vamos ver até onde vai a tal parceria.
 
Rubens Ferreira em 09/10/2013 13:38:52
Boa notícia. Finalmente parece que os defensores dos direitos humanos estão começando a entrar em sintonia com a população. Tomara que esta não seja apenas mais uma ação midiática.
 
Edir de Souza Viégas em 09/10/2013 13:20:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions