ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Entidades reivindicam mais empregos durante ato público

Redação | 30/05/2009 08:50

O Comitê Popular e Sindical Contra a Crise e o Desemprego, que reúne quatro partidos políticos e várias entidades, está promovendo nesta manhã, no centro da Capital, ato público pelo aumento das oportunidades de emprego e melhores condições de trabalho.

A movimentação acontece na rua Barão do Rio Branco esquina com a 14 de Julho, desde as 9h. Com carro de som, faixas e panfletos, as entidades defendem basicamente cinco pontos: emprego, renda e redução da jornada de trabalho, sem redução de salários; transporte coletivo de qualidade na Capital, com o retorno dos cobradores; reforma agrária e demarcação de terras, valorização do trabalhador e dos serviços públicos e não criminalização dos movimentos sociais.

De acordo com Marco Antônio Oliva Monge, representante do Comitê, empresários estão utilizando a crise como desculpa para demitir trabalhadores da cadeia produtiva.

"Mas as demissões não atingem somente este setor, estão atingindo, inclusive, os pólos siderúrgicos, entre outros setores", comentou.

O comitê é formado por quatro partidos: PT, PC do B, PSTU e PDT, e diversas entidades trabalhistas, como a CUT e centrais sindicais;

Também estão presentes no ato público três lideranças indígenas da etnia Kaiowa-Guarani, entre elas um cacique da aldeia Laranjeira, em Rio Brilhante.

"A intenção é discutir com a população estes problemas na área do trabalho e do emprego", finalizou Marco Antônio, enfatizando que as entidades e partidos políticos também defendem a estatização da Vale, como estratégia no combate ao desemprego e pelo desenvolvimento econômico.

Nos siga no Google Notícias