ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Estado tem um deficit de seis mil policiais militares, estima entidade

Edivaldo Bitencourt | 10/10/2014 16:25
Promotora participa de reunião com diretores da Associação dos Cabos e Soldados (Foto: Divulgação)
Promotora participa de reunião com diretores da Associação dos Cabos e Soldados (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul tem um deficit de seis mil policiais militares, conforme estimativa da ACS (Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros), divulgada nesta sexta-feira (10). O efetivo ideal seria 10.479 militares, mas o efetivo é de 4.445 policiais.

O raio-x do efetivo da PM em cada um dos 79 municípios sul-mato-grossenses foi apresentado em reunião, na manhã de hoje, pelo presidente da ACS, Edmar Soares da Silva. A promotora de Justiça Cristiane Amaral Cavalcante recebeu o relatório.

“Pelo que observo, o efetivo é o tendão de Aquiles mesmo. Um único concurso, por exemplo, aparentemente não resolve o problema”, afirmou a promotora, durante o encontro com os dirigentes da entidade.

Conforme a ACS, a ONU (Organização das Nações Unidas), o ideal é um policial para cada 250 habitantes. No entanto, o Estado conta com um policial militar para cada grupo de 589 moradores.

“Apesar do excelente trabalho que a nossa PM desenvolve, a falta de efetivo e equipamentos reflete não somente a insegurança da população, mas a insatisfação da tropa. Enquanto a população fica presa em casa, com o bandido na rua, a falta de efetivo, melhores condições de trabalho e salários desmotiva o nosso policial. É um ciclo”, criticou Silva.

Menor - O comandante geral da PM, coronel Valter Godoy, contestou os dados da entidade. Ele disse que o déficit é de 3,9 mil militares. "O número atual não é o ideal, mas vem dando conta do recado", destacou.

O coronel frisou que o Governo convocou 550 aprovados no concurso público e chamará mais 290 até o fim deste ano. Na fase do estágio, os futuros soldados já devem reforçar o efetivo da PM em ações de policiamento ostensivo e operações especiais.

Com a inclusão dos cerca de 800 novos policiais, segundo o comandante, o serviço prestado à população da Capital e do interior vai melhorar significativamente.

Nos siga no Google Notícias