ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Estudo vai mapear tráfego de cargas perigosas no Estado

Nadyenka Castro | 27/01/2011 12:21

Georreferenciamento será feito em duas rodovias federais

O tráfego de cargas perigosas em Mato Grosso do Sul será mapeado com o objetivo de ajudar na prevenção de acidentes e, se eles acontecerem, a serem melhores atendidos. Serão tabulados dados sobre o transporte dos produtos perigosos nas BRs 262 e 163, que cortam o Estado.

A empresa Quiron Serviços de Engenharia será a responsável pela avaliação de quais são os produtos e em que frequência eles passam pelas rodovias.

Uma reunião na próxima segunda-feira entre a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação, Resposta Rápida a Emergência de Produtos Químicos e Perigosos e a empresa irá definir como será feito o estudo.

O georreferenciamento é o novo passo do plano de ação para a implementação do Sistema de Gestão de Produtos Perigosos e Riscos Ambientais.

“Esta empresa também vai formular uma tecnologia que será possível saber quando um veículo trafega com quais produtos perigosos pelas BR’s 262 e 163 dentro do nosso Estado”, explica o coronel Ociel Elias Ortiz, coordenador da comissão e comandante-geral do Corpo de Bombeiros

Para a implantação do novo sistema a comissão recebe também o apoio do Ministério do Meio Ambiente. O governo investiu mais de R$ 300 mil na compra de equipamentos utilizados pela Comissão.

São roupas especiais, explosímetro, máquinas, equipamentos de prevenção respiratória são alguns dos materiais que auxiliam em acidentes que envolvem produtos químicos. O kit atenderá as situações de emergência principalmente nos municípios de Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana.

O sistema será implantado no Estado para atender a uma exigência nacional que prevê a preparação de órgãos públicos para prevenir e atuar da melhor forma em casos de acidentes envolvendo produtos perigosos que podem causar danos ao meio ambiente e à população.

A comissão envolve membros do Corpo de Bombeiros, PMA (Polícia Militar Ambiental), Imasul (Instituto do Meio Ambiente), Secretaria Estadual de Saúde e representante da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias