A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

04/07/2011 10:27

Exame da Ordem reprova 90% dos candidatos, o pior índice da história

Angela Kempfer

A cada 10 candidatos, 9 reprovaram no exame da Ordem dos Advogados, realizado em dezembro do ano passado. São 90% de reprovados, o pior índice desde a criação da prova.

Em 2010 a OAB Nacional unificou a seleção e mudou a instituição que elabora a prova, quem faz é a Fundação Getúlio Vargas e as mesmas questões são aplicadas em todo o País.

Segundo o jornal o Estado de São Paulo, apenas 9,74% dos bacharéis em Direito foram aprovados de um total de 116 mil inscritos no Brasil.

Os números mostram, inclusive, que os treineiros - estudantes do último ano da graduação (9.º e 10.º períodos), tiveram desempenho superior ao dos diplomados.

Até o pior resultado foi no primeiro exame de 2010, quando apenas 14% foram aprovados no País. Há 3 anos, o índice era de 28,8%.

Mesmo assim, o índice foi considerado baixo e a OAB de Mato Grosso do Sul anunciou que começaria a reforçar o trabalho de supervisão do ensino nas faculdades do Estado, aumentar o número de palestras aos alunos dos 4º e 5º anos de Direito, sobre a importância da preparação para o exame.

Em maio deste ano, a Comissão de Acadêmicos Estagiários da OAB/MS fez uma Audiência Pública para discutir reformas no Exame da Ordem.

Entres as mudanças propostas pela Comissão estão à alteração da quantidade anual de exames, que hoje são 3, a regionalização das bancas de recurso e o aproveitamento da primeira fase.

Documento foi enviado para o Conselho Federal com as sugestões.

A OAB fechou as inscrições do primeiro concurso deste ano em junho e a prova será aplicada no dia 17 de julho. A segunda está prevista para 21 de agosto.



é tão facil entender! A OAB DA UM TESTE A VOCÊ...a pessoa não tem a capacidade de cumprir está missão.pq é um incopetente.deveria fazer vestibular outra vez.....o demais vcs ja sabem né.
 
junior chabes em 07/08/2011 12:32:25
Bom, eu não sei se a culpa é só do bacharel que não passou na prova, mas talvez tenha um pouco de exagero na criação da prova, não acham??? Pensa você, está em uma sala de aula e na prova de Direito Tributário, por exemplo, 10% da sala passam e o restante pegam exame.. Nesta época a culpa é do professor né? Pq deve estar explicando mal, a maioria não conseguem entender, e o número de aprovados na disciplina foi baixo, enfim a desculpa é uma. Ai quando sai da faculdade, faz o exame da ordem, somente 10% são aprovados, a culpa é do bacharel??? Calma ae ou a prova esta realmente difícil ou NINGUÉM neste país esta habilitado para ter a OAB. Esta prova não analisa quem esta apto ou não para advogar, pois se vc parar pra pensar há tantos advogados fazendo besteiras em processos e tantos bacharéis que sabem muito mais, contudo não conseguem passar na OAB. Penso q tudo isso é relativo demais para haver uma discussão, pois não existe um culpado só, e sim, detalhes que vem de todos os lados e que faz com que este número seja vergonhoso!
 
Mariellen dos Anjos em 04/07/2011 12:38:29
Será que os alunos estão sendo mal preparados ou OAB está dificultando esta passagem???
 
Vânderson Fávaro em 04/07/2011 12:27:45
RESUMINDO TODO E QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO:- BOLA DE NEVE ARRECADATÓRIA SOBRE O ESTELIONATO EDUCACIONAL...ou seja, a Faculdade finge que ensina, o aluno paga, forma-se o MEC reconhece o diploma e a OAB reprova, cobrando a bagatela de 200,00 por cada exame.
SUGESTÃO: (irônica, claro) - que se faça um exame à título de "reciclagem", nas mesmas proporções, para os já inscritos e que nunca passaram por "exames"...vai aumentar ainda mais a arrecadação.
 
claudionor caldeira em 04/07/2011 12:07:19
Falta de empenho e estudo por parte dos bacharéis. Se 10% passaram foi porque estudaram para prova, simples assim. Arrumar desculpa agora é fácil.
 
wilian silva em 04/07/2011 11:53:03
Este é o reflexo da "popularização" sem critérios do ensino, que foi banalizado, se tornou um negócio de empresários no Brasil. Este exame de suficiência que a OAB corretamente aplica, deveria se estender aos demais cursos como engenharia, medicina, farmácia, etc. Acho que haveria muitas surpresas. Em compensação, quem sabe, as obras e os serviços prestados por esses profissionais aqui no Brasil melhorariam muito.
 
Adriano Roberto dos Santos em 04/07/2011 11:51:31
façamos uma conta rapida 116.000,00 x 200,00 = 23.200.000,00 se considerarmos que 10% nao ira fazer a prova, mas que provavelmente outros 10% ou mais irão se formar e faram pela primeira vez, é um valor consideravel, visto que existem 03 provas por ano, o que elevaria para 69.600.000,00, a algo muito estranho nisto não acham, pra onde esta indo toda essa grana, por que nao existe prestação de contas, pelo menos nunca foi divulgada, será que a culpa é mesmo dos acadêmicos que não se esforção e das faculdades que não aplicão direito as matérias, ou será que existem interesses escusos por traz. Não caberia por parte da tão famosa OAB cobrar do MEC um possicionamento, ou esta satisfeita com esta situção por que um jeito ou de outro o recursos financeiro esta caindo ou nos cofres da empresa que faz a prova, ou no cofre da OAB,ou no bolso de alguem.
 
JOÃO JOSE em 04/07/2011 10:46:28
OAB pra que os alunos já tem que sair da faculdade apto a exercer a função se não estiver apto não podem ser diplomados bacharéis simples assim, essa OAB só tira dinheiro do profissional mais nada.
 
Alex Correa em 04/07/2011 10:37:13
Beleza Joao Jose a roubalheira é esta mesmo. Nao existe interesse em aprovar pela OAB, a grana é muito alta e a caixa preta funciona. A camara Federal esta discutindo o fim deste exame. quando que carteira da OAB foi sinonimo de bom comportamento. O mercado é que retira da praça os ruins .
 
Ademar Faria em 04/07/2011 03:16:20
Ao meu ver essa prova destina-se a reserva de mercado, onde os que já estão inscritos na OAB, aprovam que seja dificultado o ingresso de novos profissionais.
A melhor seleção é o mercado de trabalho, onde os melhores profissionais se destacarão e os piores serão eliminados. Se a intenção é medir o conhecimento, que todos, inclusive os já inscritos na OAB passem constantemente por novas avaliações, visto que o Direito muda na velocidade da luz
 
Francisco Ovelar em 04/07/2011 01:47:15
Dúvido que o resultado seria diferente se todos os cursos fossem avaliados, acho muito válido a prova realizado pela OAB na verdade os alunos estão cada vez mais fracos e desinteressados essa é a realidade da educação no Brasil, a tendência com as politicas sociais do governo é só enfraquecer ainda mais a formação universitária, um aluno que entra na faculdade sem base, empurrado por meio das politicas de cota só vai resultar em um profissional mediocre e despreparado que não consegue acompanhar o restante da turma, o problema esta na educação de base, tenho muita preocupação com esses profissionais que a universidade forma, serão os advogados, médicos, enfermeiros, administradores que irão nos atender no futuro.
 
Junior lima em 04/07/2011 01:25:53
Como se não bastasse, aproveitando todos os comentários acima, após a aprovação no exame, o advogado deve pagar uma anuidade de quase R$ 800,00, bem como, outros gastos com certficação digital, etc, assim, ficando no ar algumas perguntas: Porque é uma das anuidades mais caras do Brasil? Quais beneficios tal anuidade traz ao advogado? entre outras perguntas. Outrossim, um advogado em inicio de carreira terá q se dedicar muito e contar com a sorte para poder angariar recursos para pagamento da anuidade, não recebendo nenhum respaldo de qualquer tipo.
 
José Renato em 04/07/2011 01:08:14
Acadêmicos de Direito discutem em Audiência Pública reformas no Exame da OAB
A Comissão de Acadêmicos Estagiários da OAB/MS realiza nesta terça-feira (24), às 19h, uma Audiência Pública para discutir reformas no Exame da Ordem...
Candidatos fazem primeira fase do Exame da Ordem neste domingo
A primeira fase do Exame da Ordem 2010.3 ocorre neste domingo, às 13 horas, em Mato Grosso do Sul. A prova, realizada pela FGV (Fundação Getúlio Varg...
OAB/MS divulga resultado de 2ª fase do Exame da ordem
A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil ...
Exame da Ordem aprova apenas 26,7% dos candidatos
Apenas 26,7% dos formados em Direito que neste ano prestaram o Exame da OAB, conseguiram aprovação até a segunda e última fase da seleção em Mato Gro...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions