ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Excesso de velocidade representa 74% das multas aplicadas no feriado

Flávia Lima | 03/11/2015 12:23
Multas por excesso de velocidade ainda lideram as infrações registradas pela PRF. (Foto:Divulgação)
Multas por excesso de velocidade ainda lideram as infrações registradas pela PRF. (Foto:Divulgação)

O número de mortes nas estradas federais que cortam Mato Grosso do Sul no feriado prolongado de Finados foi 75% menor do registrado no mesmo feriado de 2014. De sexta-feira (30) até a meia-noite de segunda-feira (2), foi computada uma única morte nos trechos sob responsabilidade da PRF.

Se comparado com o feriado do dia 12 de outubro deste ano, quando a PRF também realizou operação, o número sofreu uma queda maior ainda, já que na ocasião houve nove óbitos nas estradas federais do Estado.

O número de acidentes também foi menor, com 30 ocorrências contra 45 registradas na operação de Finados do ano passado.

O balanço final da Operação divulgado no final da manhã desta terça-feira (3) pela PRF também registrou um total de 14 pessoas feridas e 16 acidentes com vítimas.

Durante os três dias do feriado foram fiscalizados 5.537 veículos e 5.365 pessoas abordadas. Os policiais também aplicaram o teste do bafômetro em 1483 motoristas. Deste total, 12 foram presos e 46 autuados por dirigir sob efeito de álcool.

Das 3817 multas aplicadas durante os três dias de feriado, 74% se referem a excesso de velocidade, o que totaliza 2845 motoristas penalizados após serem flagrados pelos radares.

Na sequência de infrações está as ultrapassagens indevidas, que nesta Operação multou 251 motoristas. Ao todo, 39 veículos foram recolhidos.

PRE - Nas estradas estaduais o número de mortes também sofreu redução, com dois óbitos registrados em um total de sete acidentes. As duas mortes aconteceram em um acidente ocorrido entre Casa Verde e Nova Andradina, onde mãe e filha morreram após a moto em que estavam ser atingida por uma Silverado conduzida por Odenir Rodrigues dos Santos, 38 anos.

As vítimas, Roselene Temoteo Nascimento Labegallini, 43 anos, e Mayra Temoteo Carvalho, 20 anos, foram arrastadas por cerca de 200 metros. Testemunhas relataram, que o motorista estava em visível estado de embriaguez. Depois do acidente, ele fugiu.

A PRE vistoriou 1750 veículos e abordou 2250 pessoas. No total, 165 multas foram aplicadas, a maioria por ultrapassagem em local indevido, seguido de documentação vencida e falta do uso do cinto de segurança. Também foram apreendidos 23 documentos atrasados e sete CNHs.

Dos quatro veículos apreendidos, dois transportavam mercadoria contrabandeada do Paraguai, como roupas, perfumes, brinquedos, além de 200 jaquetas de couro. 

Três pessoas foram presas, sendo uma mulher flagrada com droga em Vista Alegre, um homem com veículo furtado em Dourados e um condutor alcoolizado próximo a Nova Andradina. A PRE também recuperou dois veículos roubados e apreendeu uma carga de mil pacotes de cigarros. 

Durante a operação Finados, os policiais rodoviários estaduais ainda apreenderam 1,4 tonelada de maconha em frente a base operacional de Paranaíba. A droga estava em um caminhão com placas de Paranhos, abordado no local na noite de sábado (31).

O condutor não obedeceu a ordem de parada, tentou atropelar os militares e fugiu em alta velocidade. Foi feito o acompanhamento tático e meio quilômetro a frente o motorista abandonou o veículo e fugiu pela mata, não sendo mais localizado pela polícia.

A droga estava em um fundo falso e camuflado no painel do veículo, os policiais localizaram um rádio transceptor sintonizado na faixa da Polícia Militar e sobre o banco, uma CNH, de propriedade de um rapaz de 21 anos.

O veículo, a droga e o material foram apreendidos e encaminhados para a Primeira Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba.

Segundo o coronel Valdir Acosta, o tempo chuvoso e a fiscalização intensiva contribuíram com a redução de acidentes, já que exigiu maior atenção dos condutores. Segundo ele, de janeiro de 2014 até dia 2 de novembro, foram registrados 134 mortes nas estradas estaduais. Já este ano, no mesmo período, foram 77, uma redução de 45%.

Nos siga no Google Notícias