A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

01/07/2011 19:36

Falta de infraestrutura deixa bairro inacessível e propício a crimes

Paula Vitorino

Moradores e Polícia Militar do Los Angeles denunciam que falta de políticas públicas no bairro dificultam até o acesso a serviços básicos, como segurança e saúde

Ruas esburacadas dificultam passagem até de pedestres. (Fotos: Simão Nogueira)Ruas esburacadas dificultam passagem até de pedestres. (Fotos: Simão Nogueira)
Motorista tenta passar em meio a buracos, mas desiste. Motorista tenta passar em meio a buracos, mas desiste.

“Como que uma viatura da Polícia vai conseguir passar aqui para perseguir um ladrão? Se uma pessoa é roubada aqui, até a Polícia chegar já aconteceu tudo”, afirma o presidente do Conselho de Segurança da região do bairro Los Angeles, José Carlos Pereira, enquanto mostra as “crateras” abertas em meio às ruas de terra.

Ele denuncia o abandono do bairro, que na maior parte das vias não tem asfalto ou iluminação pública. A situação dificulta o acesso dos moradores a serviços básicos, como segurança e saúde.

“Não passa uma viatura aqui, seja ambulância ou bombeiros. Isso aqui estraga viatura, estraga qualquer tipo de carro, e só gera mais um gasto para o Estado”, alerta.

O morador Diego Martins, de 26 anos, ainda afirma que os buracos acabam se tornando lixeiras a céu aberto e já deixou vários carros atoaldos. “Eu mesmo já tive que chamar socorro pra carro que ficou atolado. Quando chove ninguém sai de casa”, diz.

Ele afirma que o tráfego de carros, ônibus e até bicicletas é difícil ou até impossível, dependendo da época do ano. “Se estiver chovendo ninguém passa. Os ônibus só fazem a linha nas ruas que estão em melhores condições”, afirma.

Já o sargento da Polícia Militar Comunitária do bairro, Felipe Gamarras, afirma que falta políticas públicas na região e que o cenário acaba facilitando a criminalidade.

“Falta de iluminação, buracos nas vias, que se tornam becos isolados, tudo isso acaba ocasionando a oportunidade para o ladrão agir”, ressalta.

Outro fator agravante é a ausência de áreas de lazer na região. “A criançada acaba ficando ociosa e nós sabemos que hoje o crime tem se aproveitado dos menores de idade por conta das leis mais brandas”, constata.

O garoto Paulo Rafael de Souza, de 13 anos, conta que a única diversão é nos projetos desenvolvidos na escola, já que no bairro não existe áreas de lazer.

“Não tem lugar para jogar bola, a gente fica na rua mesmo”, diz.

Pelas ruas do bairro é fácil encontrar crianças e adolescentes empinando pipa, andando de bicicleta e tentando encontrar outras formas de diversão.

Esquecido - O bairro Los Angeles fica na região sul de Campo Grande, em área tida como periferia da cidade. A localização do bairro e o fato da maioria dos moradores serem de famílias de baixa renda são fatores que acabam contribuindo para o “esquecimento” do local, aponta José.

“Os próprios moradores acabam se acomodando com a situação e o poder público parece que esquece daqui”, diz.

Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...


Acho que esse certamente é um desafio para o prefeito, pois muitos zoneamentos, feitos há 20, 30 anos atrás, atenderam ao lobby da especulação imobiliária. Nesse sentido, a cidade acaba crescendo mais do que precisa, ocasioando os vazios urbanos, a baixa densidade populacional e, consequentemente, o encarecimento de diversos serviços públicos, dentre eles o serviço de ônibus. O que acontece é que a falta de planejamento de décadas atrás se transforma num nó difícil de desatar...
 
Marluce Veras em 04/07/2011 09:37:32
concordo que essa regiao da cidade esta abandonada,nao é so o los angeles,tem tbm a regiao do lageado,do tijuca
no bairro onde eu moro,que é o sao conrado,tambem a sensaçao é de abandono,,
ate quando sr prefeito,ate quando,,,,,,
 
paulo woss em 02/07/2011 09:48:05
POVO MATOGROSSENSE VAMOS AJUDA ESSA GENTE SAIR DESSA SITUACAO LEIO TODOS OS DIAS AS NOTICIAS DE MS. QUANDO VEJO ESSAS COISAS CHEGA DOIA CABECA. INFRAESTRUTURA E TUDO NUM BAIRRO. PREFEITO PELLO AMOR DEUS OLHE PELO POVO DESSA REGIAO.
 
jose ricardo delmondes em 02/07/2011 05:57:05
infelizmente em nosso país a corrupção e a burocracia andam de mão dada.Porque não destinam o dinheiro dos Ipvas e licenciamento dos veículos para asfaltamento e manutenção das vias pulblicas? é muito imposto cobrado e o dinheiro arrecadaddo emperra na má distribuição e burocracia além da corrupção.e o povo sendo manipulado pelos amantes do poder.
 
antonio luis em 02/07/2011 04:40:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions