ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Famasul começa monitoramento do "Abril Vermelho" em MS

Redação | 20/04/2010 12:01

As Federações da Agricultura estão monitorando as invasões por sem-terra neste mês de abril para acompanhar as ações do chamado "Abril Vermelho" e em Mato Grosso do Sul, uma invasão foi detectada até agora, segundo a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Ocorreu na quinta-feira passada na fazenda Primavera, em Batayporã e, segundo o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, foi promovida por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). De acordo com ele, o proprietário da fazenda, onde há criação de gado, já tem liminar determinando a reintegração de posse.

Segundo Riedel, a Famasul tem um plantão para receber informações de todos os municípios sobre invasões ou outras movimentações promovidas por sem-terra. A intenção, diz, "é acionar autoridades competentes cobrar atitudes do poder público e repassar essa informação para o gabinete de crises da CNA, que alimenta o Observatório da Insegurança Jurídica no Campo".

Outro foco é dimensionar os prejuízos causados pelas invasões. "Os movimentos, principalmente o MST, cria desordem porque atua em cima da criminalidade, porque invasão é crime, mas com motivação política", diz Riedel.

Na terça-feira passada a Confederação Nacional de Agricultura lançou a campanha "Vamos tirar o Brasil do vermelho -- invasão é crime". A confederação afirma que fará um boletim diário com informações sobre as invasões.

"São 25 anos do MST e 13 anos de 'abril vermelho'. O crime organizado está se instalando no campo sob o manto de um movimento social. Já alcançou a maioridade. Agora pode e deve responder na justiça por seus atos", afirma em nota a senadora Kátia Abreu (DEM-PI), presidente da entidade.

Nos siga no Google Notícias