ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Fazenda é multada em 110 mil por usar agrotóxico ilegal

Redação | 27/12/2008 11:11

Em operação feita pela PMA (Polícia Militar Ambiental) nas propriedades rurais de Mundo Novo, foram encontradas em uma fazenda, 99 unidades de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai, que faz divisa com o município sul-mato-grossense.

Ao chegar a Fazenda Guavira os policiais encontraram embalagens vazias do produto de fabricação estrangeira. Depois, pediram que um funcionário da propriedade os acompanhassem até o galpão, onde encontraram todo o estoque ilegal. Dionizio Miotto, proprietário da fazenda, não estava no local, foi comunicado por telefone da apreensão e da multa de R$110 mil.

Todo o produto apreendido foi encaminhado a Polícia Federal de Naviraí, onde será preparado o processo para que o dono responda por crime ambiental, se condenado a pena pode ser de 1 a 4 anos de prisão.

Perigo - O contrabando compromete o controle sobre esse tipo de defensivo, considerado um dos mais danosos á saúde e meio ambiente. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou neste ano, por exemplo a proibição do princípio ativo cihexatina, utilizado na fabricação de sete agrotóxicos, registrados principalmente para a citricultura.

O produto também é aplicado nas culturas de maçã, morango, pêssego, café e berinjela. Estudos em laboratório com ratos, coelhos e camundongos mostram graves riscos à saúde. Os principais efeitos colaterais do princípio ativo são: malformação fetal (em especial a hidrocefalia), risco de aborto, efeitos sobre o sistema reprodutivo, danos à pele, pulmões, visão, fígado e rins, entre outros.

A substância já foi banida em 15 países, entre eles os Estados Unidos, Japão, China e nos integrantes da União Européia, mas continua permitido no Paraguai.

Nos siga no Google Notícias