ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Filtros reforçam isolamento contra gripe suína no HU

Redação | 14/07/2009 19:12

O HU (Hospital Universitário), em Campo Grande, concluiu hoje a instalação de filtros para reforçar o isolamento da área que atende a pacientes com suspeita de gripe suína. A ala destinada ao atendimento especial recebeu um kit de filtros para purificar o ar e impedir a contaminação.

Os equipamentos incluem dois filtros de ar de alta eficiência em partículas aéreas, conhecidos como Hepa, mais um ar condicionado comum. O material foi instalado no DIP (Departamento de Doenças Infecto-Parasitárias), área destinada a pacientes com doenças respiratórias.

Quatro leitos no local estão separados para suspeitas de contaminação com o vírus Influenza H1N1, mas apenas dois deles possuem o sistema específico de filtros, que exige instalação específica.

O diretor de enfermagem do HU, Ione dos Anjos, explica que na área de isolamento foi instalada uma antecâmara com filtro de ar. Depois dela, há uma câmara/leito destinada aos pacientes, que possui um outro filtro.

O mecanismo de instalação foi montado de modo que o ar condicionado da antecâmara refrigere a sala seguinte, exercendo pressão negativa, impedindo assim que o ar quente e contaminado volte para a entrada do local.

Da segunda sala, ele passa por um outro filtro antes de sair pela janela, e é liberado para fora já sem nenhuma contaminação.

Além dos filtros específicos que foram instalados, o cuidado dos profissionais com a área continua. As roupas que tiverem contato com os pacientes serão trocadas ainda na antecâmara, e apenas uma porta poderá ser aberta de cada vez.

O hospital já recebeu quatro pacientes com suspeita da gripe suína. O último deles foi liberado hoje. Nesta noite foi também confirmada pelo Ministério da Saúde a quarta morte no País por conta da doença.

Procedimento - Apesar da instalação específica, o hospital ressalta que a área é destinada apenas para pacientes que estão dentro do grupo de risco definido pelo Ministério da Saúde e já passaram por atendimento em uma das salas específicas dos postos de saúde 24h.

Os pacientes com essas especificações são então encaminhados pela Central de Regulação de Vagas e transportados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ao HU.

Assim, permanece a recomendação para que pessoas que apresentarem os sintomas e já tiveram viajado para algum dos países onde há incidência do Influenza procurem primeiro atendimento no posto de saúde 24h mais próximo de sua residência.

Se ficar verificada a suspeita, o paciente será levado para uma área específica de isolamento.

Além do HU, o kit de filtros foi encaminhado também para o Hospital Regional. De acordo com a Secretaria de Saúde, a instalação no local deverá ser feita até o final desta semana.

Nos siga no Google Notícias