A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

14/07/2009 19:12

Filtros reforçam isolamento contra gripe suína no HU

Redação

O HU (Hospital Universitário), em Campo Grande, concluiu hoje a instalação de filtros para reforçar o isolamento da área que atende a pacientes com suspeita de gripe suína. A ala destinada ao atendimento especial recebeu um kit de filtros para purificar o ar e impedir a contaminação.

Os equipamentos incluem dois filtros de ar de alta eficiência em partículas aéreas, conhecidos como Hepa, mais um ar condicionado comum. O material foi instalado no DIP (Departamento de Doenças Infecto-Parasitárias), área destinada a pacientes com doenças respiratórias.

Quatro leitos no local estão separados para suspeitas de contaminação com o vírus Influenza H1N1, mas apenas dois deles possuem o sistema específico de filtros, que exige instalação específica.

O diretor de enfermagem do HU, Ione dos Anjos, explica que na área de isolamento foi instalada uma antecâmara com filtro de ar. Depois dela, há uma câmara/leito destinada aos pacientes, que possui um outro filtro.

O mecanismo de instalação foi montado de modo que o ar condicionado da antecâmara refrigere a sala seguinte, exercendo pressão negativa, impedindo assim que o ar quente e contaminado volte para a entrada do local.

Da segunda sala, ele passa por um outro filtro antes de sair pela janela, e é liberado para fora já sem nenhuma contaminação.

Além dos filtros específicos que foram instalados, o cuidado dos profissionais com a área continua. As roupas que tiverem contato com os pacientes serão trocadas ainda na antecâmara, e apenas uma porta poderá ser aberta de cada vez.

O hospital já recebeu quatro pacientes com suspeita da gripe suína. O último deles foi liberado hoje. Nesta noite foi também confirmada pelo Ministério da Saúde a quarta morte no País por conta da doença.

Procedimento - Apesar da instalação específica, o hospital ressalta que a área é destinada apenas para pacientes que estão dentro do grupo de risco definido pelo Ministério da Saúde e já passaram por atendimento em uma das salas específicas dos postos de saúde 24h.

Os pacientes com essas especificações são então encaminhados pela Central de Regulação de Vagas e transportados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ao HU.

Assim, permanece a recomendação para que pessoas que apresentarem os sintomas e já tiveram viajado para algum dos países onde há incidência do Influenza procurem primeiro atendimento no posto de saúde 24h mais próximo de sua residência.

Se ficar verificada a suspeita, o paciente será levado para uma área específica de isolamento.

Além do HU, o kit de filtros foi encaminhado também para o Hospital Regional. De acordo com a Secretaria de Saúde, a instalação no local deverá ser feita até o final desta semana.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions