A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

02/06/2009 16:29

Geada em Dourados é esperança contra epidemia de dengue

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados aposta na frente fria como apoio no combate a dengue na cidade. Com 250 casos confirmados este ano. A preocupação é ainda maior porque há suspeita de que os vírus dos tipos 1 e 2 voltarão a atacar.

Na última epidemia, que começou em novembro de 2006, o responsável foi o vírus do tipo 3. Como dentre os casos de 2009, vários já tiveram a doença há dois anos, é provável que sejam outros vírus agindo.

"Nós ainda não conseguimos isolar o vírus para falar categoricamente qual é ou quais são", explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Dourados, Silvia Bosso.

Segundo ela, as amostras de sangue enviadas para análise eram justamente de pessoas que depois tiveram resultado negativo para dengue.

Na epidemia de 2006/2007, em abril os números começavam a baixar em Dourados, mas o inverso ocorreu neste ano. "Tivemos uma estiagem longa, isso piorou o quadro", esclarece Silvia.

A previsão de geada para está semana é um alento aos profissionais de saúde, comenta ela. "O vírus não resiste ao frio", lembra.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions