ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Geada em Dourados é esperança contra epidemia de dengue

Redação | 02/06/2009 16:29

A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados aposta na frente fria como apoio no combate a dengue na cidade. Com 250 casos confirmados este ano. A preocupação é ainda maior porque há suspeita de que os vírus dos tipos 1 e 2 voltarão a atacar.

Na última epidemia, que começou em novembro de 2006, o responsável foi o vírus do tipo 3. Como dentre os casos de 2009, vários já tiveram a doença há dois anos, é provável que sejam outros vírus agindo.

"Nós ainda não conseguimos isolar o vírus para falar categoricamente qual é ou quais são", explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Dourados, Silvia Bosso.

Segundo ela, as amostras de sangue enviadas para análise eram justamente de pessoas que depois tiveram resultado negativo para dengue.

Na epidemia de 2006/2007, em abril os números começavam a baixar em Dourados, mas o inverso ocorreu neste ano. "Tivemos uma estiagem longa, isso piorou o quadro", esclarece Silvia.

A previsão de geada para está semana é um alento aos profissionais de saúde, comenta ela. "O vírus não resiste ao frio", lembra.

Nos siga no Google Notícias