ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo abre sindicância para apurar irregularidades em frigoríficos no Estado

Viviane Oliveira | 11/03/2013 16:18
Governo do Estado vai abrir sindicância para investigar as condições dos frigoríficos. (Foto: Divulgação).
Governo do Estado vai abrir sindicância para investigar as condições dos frigoríficos. (Foto: Divulgação).

Depois de reportagem exibida ontem pelo Fantástico sobre as condições precárias de abatedouros, o presidente do STIAA (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Campo Grande), Rinaldo de Souza Salomão, afirma que pelo menos 11 matadouros funcionam em condições precárias de higiene no Estado de Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (11) que vai abrir sindicância para apurar irregularidades.

De acordo o sindicalista, alguns desses matadouros fornecem carne não apenas para as cidades onde estão instalados, mas abastecem para outras regiões. Rinaldo reconhece a falta de higiene e diz que esta situação não é aprovada pelos funcionários.

Em nota, o Governo do Estado anunciou que vai abrir sindicância para investigar as condições dos frigoríficos em todo Estado. O anúncio foi feito pela secretária da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina Corrêa da Costa.

Segundo a diretora-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Maria Cristina Carrijo, em MS atualmente 16 frigoríficos têm SIE (Serviço de Inspeção Estadual), e em auditoria feita no último mês quatro estabelecimentos foram fechados por irregularidades em Pedro Gomes, Rochedo, Naviraí e Eldorado.

“Quando há irregularidades em abatedouros e frigoríficos, o proprietário tem um prazo para regularizar a situação. Geralmente é feito um termo de ajuste de conduta. Quando não ocorre o cumprimento do acordo, o estabelecimento é fechado”, disse Maria Cristina.

Ainda de acordo com Maria Cristina, no caso de Eldorado, o frigorífico estava em processo de fechamento. O de Maracaju, afirma, tem Serviço de Inspeção Municipal. Já o de Amambai passou por vistoria no mês passado.

Nos siga no Google Notícias