ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo diz que solução para conflito indígena será exemplo ao Brasil

Bruno Chaves | 11/12/2013 16:18

Em nota oficial, divulgada nesta quarta-feira (11), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul afirma que está confiante no encaminhamento de uma solução para os conflitos por terras indígenas a partir da compra de fazendas, pela União, para a ampliação de reservas. O governo também acredita que será exemplo para o restante do País.

De acordo com a nota, “o clima de confiança, a disposição das partes envolvidas em acatar os novos prazos e a participação do Governo do Estado, criando o Fundo Especial para promover a compra das terras, contribui de forma decisiva para a solução em curto prazo dos primeiros casos de conflito, como o das terras na região conhecida como Buritis” – em Sidrolândia, a 71 quilômetros da Capital.

Para o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, as tensões no Estado estão sendo vencidas pelo bom senso. “Até agora estamos conseguindo evitar qualquer tipo de conflito, desde que o Governo Federal, apontando soluções, pediu apenas mais prazo para vencer barreiras burocráticas”.

O secretário acredita que a agilidade com que o Governo do Estado tem atuado, não só na criação do Fundo Estadual de Terras Indígenas, mas também promovendo rapidamente as mudanças na Lei, sugeridas pelo governo federal, faz com que a questão fundiária chegue ao final.

Ainda de acordo com a nota, “a solução dos impasses no campo a partir da compra de terras está sendo utilizada pela primeira vez no País em Mato Grosso do Sul e resulta de uma série de negociações e entendimento envolvendo não apenas as lideranças de indígenas e produtores como também técnicos estaduais e do governo federal, bem como representantes do Ministério Público e da Igreja Católica”.

Lideranças mais expressivas se reuniram, recentemente, para apoiar o caminho de um consenso na disputa por terras em Mato Grosso do Sul e assinaram um documento intitulado de Paz no Campo. Para Jacini, apesar dos problemas e tensões, o estado está perto da solução que porá fim no conflito.

“E, como estamos muito perto da solução, estamos também muito perto de mostrarmos ao Brasil um caminho novo, produtivo e civilizado para essa questão”, concluiu Jacini.

Nos siga no Google Notícias