ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo entrega obra em Unei, 5 meses após interdição

Redação | 10/03/2010 15:47

Cinco meses após a decisão judicial para interdição da Unei Novo Caminho, no Jardim Los Angeles, em Campo Grande, o governador André Puccinelli (PMDB) entregou, no início desta tarde, a reforma da unidade.

Os 26 internos que foram transferidos para a Unei Dom Bosco durante a reforma devem retornar no dia 24 de março, segundo informado pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que participou da solenidade de entrega.

Os trabalhos foram concluídos cerca de 30 dias antes do prazo previsto, e o investimento foi em torno de R$ 188 mil. A principal mudança foi a implantação da rede de esgoto na unidade.

Esta parte ficou por conta de recursos da empresa Águas de Guariroba, que foram utilizados também para instalar rede coletora em todo o Jardim Los Angeles. Foram 1.227 metros de tubulação no bairro. O investimento foi feito também no Jardim Noroeste e na nova Colônia Penal.

A reforma compreendeu também revisão da parte elétrica, hidráulica, cobertura dos alojamentos, reforma geral nos sanitários, substituição do piso e azulejos da cozinha, onde foram trocadas as cubas, pias e colocado balcão de granito. Toda a unidade recebeu pintura.

Durante a entrega, Jacini destacou o importante trabalho de socialização e ressocialização que deve ser feito pelas Uneis. De acordo com ele, quando são internados, os adolescentes não sabem sequer tomar cuidados mínimos de higiene, como escovar os dentes.

"Eles saem preparados para não serem futuros clientes da Agepen", afirmou o secretário.

No evento, o governador declarou que segurança é a prioridade número um de seu governo, seguida de educação, saúde, habitação e assistência social. "Se nós recuperarmos um menor infrator, ganhamos muito. Se recuperarmos mais, melhor ainda", declarou.

Entretanto, a reforma da unidade foi feita apenas depois que a Justiça determinou sua interdição. Quanto a isso, o governador reclamou dos gastos gerados pela decisão. "Mesmo com a segurança sendo prioridade, o Judiciário às vezes nos obriga a fazer algo que o orçamento não permite", pondera.

Bom senso - Nesta tarde, o discurso do governador foi ponderado em relação a outros eventos que tratam de segurança pública.

Ele admoestou os funcionários da unidade para que adotem bom-senso no tratamento com os adolescentes que passam pelo local.

André pediu para que a unidade não seja muito "concessiva" com os garotos, mas que também não utilize a "palmatória" para não ser repressiva demais.

Interdição - No dia 10 de outubro do ano passado, a juíza da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Katy Braun do Prado, deferiu liminar da Defensoria Pública do Estado, determinando a interdição da Unei.

A interdição foi pedida depois de polêmica levantada por uma entidade de defesa dos direitos humanos, que em vistoria às Uneis constatou que eles estavam em condições insalubres e se assemelhavam a presídios.

Nos siga no Google Notícias