ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo prepara decreto com normas de combate ao Aedes aegypti

Waldemar Gonçalves e Alan Diógenes | 14/12/2015 16:56
Audiência pública no MPE, nesta segunda, discute plano de combate (Foto: Alan Diógenes)
Audiência pública no MPE, nesta segunda, discute plano de combate (Foto: Alan Diógenes)

O governo de Mato Grosso do Sul deve publicar, nos próximos dias, decreto com regras sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. A ideia é expandir para o Estado medidas que atualmente são adotadas apenas em alguns municípios, segundo explica o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares.

Ações de combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya, são discutidas na tarde desta segunda-feira (14) em reunião entre autoridades de saúde e o MPE (Ministério Público Estadual). Uma forma de organizar estratégias para evitar o avanço das doenças transmitidas pelo inseto, esclarece o secretário.

Tavares explica que, entre as medidas previstas no decreto, estão procedimentos para o acesso de agentes de saúde a imóveis fechados, mudanças em valores de multas e regularização de uso de inseticidas. As novas regras estão passando pelos últimos ajustes, diz o secretário, e contempla ações já adotadas em algumas regiões.

Segundo a promotora Filomena Fluminhan, a mobilização contra o mosquito atende recomendação do Ministério da Saúde. Uma das prioridades, diz ela, é ampliar a conscientização das pessoas sobre a necessidade de combater o Aedes aegypti nas residências, onde está a maior parte dos focos.

Nos siga no Google Notícias