ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo publica decreto sobre Lei de Cotas nas universidades federais

Aline dos Santos | 15/10/2012 09:12

O governo federal publicou hoje o decreto regulamentando a Lei de Cotas nas universidades e institutos técnicos federais. O documento foi assinado na última quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Conforme a legislação, as unidade de ensino terão até 2016 para destinarem metade das vagas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O decreto estabelece também a distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. A proporção de vagas será calculada a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O aluno deverá informar no momento da inscrição a que grupo racial pertence.

A partir de 2013, 12,5% das vagas para cotas já deve ser cumprida. Em agosto de 2016, o percentual deve chegar aos 50%. “Nosso objetivo, com essa lei, é ampliar o acesso às nossas universidades e aos nossos institutos federais para os jovens das escolas públicas, para os negros e para os índios. Essas universidades e os institutos estão entre os melhores do país e, muitas vezes, as pessoas vindas das escolas públicas têm dificuldade de ter acesso à universidade pública”, afirmou Dilma no programa semanal Café com a Presidenta.

No IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), metade das vagas já é destinada aos alunos egressos de escola pública. A UFGD (Universidade da Grande Dourados) também adotava sistema de cota, mas com somente 25% das vagas. Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), já foi criada uma comissão para estudar a implantação das cotas.

Nos siga no Google Notícias