ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Grupo de haitianos tenta cruzar fronteira por Corumbá

Redação | 25/02/2010 16:43

Um grupo de 52 haitianos, que inclui 28 crianças, tenta nos próximos dias chegar ao Brasil por Corumbá, na fronteira com a Bolívia, país onde estão há um mês com visto de turistas.

De acordo com a Agência Efe, o prazo concedido pelas autoridades bolivianas para a permanência do grupo termina no próximo sábado. Os haitianos estão na cidade de Puerto Suárez e de lá pretendem seguir para Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande.

A fiscal de Casos Especiais do Ministério Público do departamento (estado) boliviano de Santa Cruz, Francisca Rivero, confirmou hoje à Agência Efe que os haitianos tentarão atravessar a fronteira no fim de semana. "Eles estão à espera de uma permissão para entrarem no Brasil", disse Rivero, que acompanha a situação das crianças do grupo, que têm entre 6 e 15 anos e cuja maioria não está com seus pais, mas sob responsabilidade de outras pessoas.

A fiscal disse ainda que são investigados os documentos que estes adultos possuem como autorização para viajar acompanhando os menores.

Os haitianos fazem parte de um grupo ainda maior, de 88 pessoas, que chegou à Bolívia após atravessar a fronteira daquele país com o Peru em 27 de janeiro. O governo boliviano alegou não ter conhecimento de onde estão os outros integrantes.

No começo do mês, eles tentaram ir para a Argentina, mas foram impedidos pelas autoridades locais.

Nos siga no Google Notícias