ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ibama vistoria áreas atingidas por queimadas no Pantanal

Redação | 19/05/2009 20:40

Nesta terça-feira o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) começou a vistoriar as áreas atingidas por queimadas na região do Pantanal. Com a missão, o órgão espera definir quais as medidas que podem ser adotadas para que o fogo acabe.

As queimadas têm destruído principalmente a vegetação nativa, além de causar transtorno à população que mora em Corumbá e Ladário. Desde o início do ano, a Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), vinculado ao Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), já detectou 2.406 focos de incêndio somente em Corumbá.

Diante da situação, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) entrou em contato com o deputado estadual Paulo Duarte e o senador Delcídio do Amaral, também do PT, para solicitar a intervenção dos dois parlamentares junto ao Ibama. Delcídio imediatamente entrou em contato com o presidente do Ibama, Roberto Messias, que acionou a coordenação do Prevfogo no Estado.

A vistoria foi feita na tarde de hoje por uma aeronave cedida pelo governo do Estado. Com a checagem, o Ibama de Brasília decidirá que providências devem ser tomadas para combater as chamas.

Delcídio acredita que uma das hipóteses é o Ibama enviar a Mato Grosso do Sul helicópteros e aviões equipados para combater incêndios florestais. Ruiter frisa que essa alternativa seria a mais viável no momento, até pelo fato de as queimas estarem ocorrendo em locais de difícil acesso.

Nos siga no Google Notícias