A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

19/05/2009 20:40

Ibama vistoria áreas atingidas por queimadas no Pantanal

Redação

Nesta terça-feira o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) começou a vistoriar as áreas atingidas por queimadas na região do Pantanal. Com a missão, o órgão espera definir quais as medidas que podem ser adotadas para que o fogo acabe.

As queimadas têm destruído principalmente a vegetação nativa, além de causar transtorno à população que mora em Corumbá e Ladário. Desde o início do ano, a Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), vinculado ao Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), já detectou 2.406 focos de incêndio somente em Corumbá.

Diante da situação, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) entrou em contato com o deputado estadual Paulo Duarte e o senador Delcídio do Amaral, também do PT, para solicitar a intervenção dos dois parlamentares junto ao Ibama. Delcídio imediatamente entrou em contato com o presidente do Ibama, Roberto Messias, que acionou a coordenação do Prevfogo no Estado.

A vistoria foi feita na tarde de hoje por uma aeronave cedida pelo governo do Estado. Com a checagem, o Ibama de Brasília decidirá que providências devem ser tomadas para combater as chamas.

Delcídio acredita que uma das hipóteses é o Ibama enviar a Mato Grosso do Sul helicópteros e aviões equipados para combater incêndios florestais. Ruiter frisa que essa alternativa seria a mais viável no momento, até pelo fato de as queimas estarem ocorrendo em locais de difícil acesso.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions