ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

IBGE começa pesquisa inédita que vai coletar até urina e sangue

Evelyn Souza e Aline dos Santos | 14/08/2013 10:32
Professora foi a primeira a participar da pesquisa. (Foto: Marcos Ermínio)
Professora foi a primeira a participar da pesquisa. (Foto: Marcos Ermínio)

O Bairro Copharadio foi o primeiro a participar da pesquisa inédita do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que começou nesta quarta-feira (14), e vai avaliar a saúde da população. Os dados vão até coletar urina e sangue do morador para fazer um raio X da saúde pública no País. O relatório vai compor a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde).

Ao todo, 1.316 domicílios da Capital irão participar da pesquisa que é por amostragem. Em todo o Estado, moradores de 2.506 residências, espalhadas por 45 municípios devem receber a visita dos recenseadores e responder os questionários, que podem conter até 700 questões.

A pesquisa tem três estágios. No primeiro, todos os moradores devem responder as perguntas, algumas específicas para maiores de 60 anos, gestantes e para quem tem filhos menores de dois anos.

Em seguida, o recenseador realiza o exame antropométrico para verificar a altura, o peso, a circunferência do abdômen e a pressão arterial.

Por último, um dos moradores, maior de 18 anos é escolhido através de um programa instalado no palm top do pesquisador, para passar por exames de sangue e urina. Um técnico selecionado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) agenda uma visita e recolhe as amostragens na própria residência.

O exame de laboratório será realizado em 585 moradores de Mato Grosso do Sul.

Recenseadora realizando o exame antropométrico. (Foto: Marcos Ermínio)
Recenseadora realizando o exame antropométrico. (Foto: Marcos Ermínio)
Supervisor da pesquisa diz que três casas deverão ser visitadas por dia. (Foto: Marcos Ermínio)
Supervisor da pesquisa diz que três casas deverão ser visitadas por dia. (Foto: Marcos Ermínio)

A primeira a participar da pesquisa inédita foi a professora de educação física, Márcia Maria Cristaldo Maidana, 41 anos, moradora do Bairro Copharadio. Ela mora com o esposo, Pedro Centurião Filho, 52 anos, que é bombeiro militar e com a filha de 10 anos, que estava na escola.

Apesar de sigilosas, a professora falou sobre parte das questões ao Campo Grande News. “Eu respondi que já tive dengue e espero que depois desse levantamento, consigam melhorar o SUS. Demoraram oito meses pra diagnosticar que minha funcionária estava com pedra na vesícula", conta a professora.

Segundo Paulo Martins, supervisor da pesquisa em Campo Grande, 12 recenseadores devem visitar uma média de 3 domicílios por dia e a expectativa é de que o levantamento seja concluído em três meses.

A pesquisa que começou hoje em Campo Grande vai mapear diversas doenças e fatores de risco à saúde, como hipertensão, diabetes e a obesidade. O levantamento começa pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Roraima, Amapá e Rio Grande do Sul e, nas próximas semanas, alcançará todas as unidades da federação.

Nos siga no Google Notícias