ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Idec detecta substância cancerígena em 8 brinquedos

Redação | 17/12/2008 09:20

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), descobriu risco à saúde em 8 de 31 brinquedos fiscalizados, todos originais. Os fabricantes usam substâncias tóxicas além do permitido por lei na sua confecção: o ftalato. O teor detectado ficou muito acima das normas de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industriação).

Os ftalatos são compostos químicos utilizados como aditivo para deixar o plástico mais maleável. Ele é cancerígeno e pode causar danos ao fígado, rins, pulmão e ao aparelho reprodutivo.

De acordo com o Inmetro, a portaria 369/07 determina o limite de 0,1% de ftalato na fabricação de brinquedos, com nível de teor para determinada faixas etária.

Os limites para a presença de ftalato em brinquedos foram definidos em setembro de 2007, e as empresas tinham até abril deste ano para se adaptarem.

Cinco dos produtos analisados apresentaram quantidades muito além da permitida para menores de três anos: Lovely Conlection, versão pirata de Shrek 3, Meu Primeiro Boliche, Ocean Wonder e a boneca Mônica, além do Funny Car, Garu, Smille & Learn, Turminha Legal.

Outra irregularidade é  que no produto Funny Car, a embalagem trazia a descrição de que não continha ftalato.

As empresas que tiveram seus produtos testados e reprovados apresentaram justificativas. A Mattel do Brasil, responsável pelo Ocean Wonder, informou, em nota, que

Nos siga no Google Notícias