A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

07/11/2009 18:17

IFMS será implantado em sete municípios do Estado

Redação

O Estado de Mato Grosso do Sul passa a fazer parte da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico com a implantação do IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) em sete municípios do Estado. Os campi serão instalados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com a legislação, Mato Grosso do sul foi contemplado com o IFMS, assim como os Estados de Rondônia, Acre, Amapá e o Distrito Federal, que também não faziam parte de rede. Com esta medida, todos os Estados do país serão beneficiados.

Até 2010, o MEC (Ministério da Educação) pretende atingir a meta de 354 campi em funcionamento, integrando os Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica), as escolas técnicas e agrotécnicas. No Estado, o instituto vai oferecer cursos técnicos de nível médio, além de cursos superiores de tecnologia, engenharias, licenciaturas e pós-graduação.

Em Campo Grande, uma área foi doada pela prefeitura, próximo ao Aeroporto Internacional. Serão 16 blocos com salas de aula, com entrega prevista até 2014.

Em Ponta Porã, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas e Corumbá, as áreas também já foram definidas. Esses campi terão a mesma infraestrutura, com três blocos, auditório, laboratórios e setor administrativo.

O projeto pedagógico e o número de vagas estão definidos, bem como os cursos a serem oferecidos, que foram discutidos juntamente com as lideranças e a sociedade civil de cada município, mediante realização de audiências públicas.

As aulas IFMS começam em fevereiro do ano que vem, em Nova Andradina. Segundo o reitor do IFMS, Marcus Aurelius Serpe, a implantação dos sete campi no Estado será de forma gradativa e atenderá cerca de seis mil alunos - quatro mil em Campo Grande e dois mil nas demais unidades. (Com informações da assessoria do IFMS).

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions