ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Incra mira 41 mil ha para assentamentos no eixo Capital a Bataguassu

Aline dos Santos | 08/02/2014 17:10

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) fez levantamento e identificou 41 mil hectares com potencial para desapropriação entre Campo Grande e Bataguassu. A escolha da região é por ser tratar do eixo demograficamente mais vazio do Estado.

De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, o levantamento foi encaminhado para Brasília, a quem cabe aprovar ou não os pedidos para a Reforma Agrária. Caso o parecer seja favorável, a criação de um assentamento é precedida de audiência pública com os interessados, incluindo comunidade, prefeitos e Ministério Público.

O cadastro do Incra conta com 22 mil famílias à espera de lote. Depois de paralisia de quatro anos devido à ordens judiciais, a Reforma Agrária foi retomada no fim de 2013 em Mato Grosso do Sul, com a abertura de assentamento em Anhanduí, distrito de Campo Grande.

Desde 2009, quando a PF (Polícia Federal) realizou a operação Tellus, o Incra não desapropriava ou comprava terras para criação de novos assentamentos. No final de 2012, depois de trabalhar levantando a situação de lotes ocupados irregularmente, conforme ordem da Justiça, o Incra recuperou a função de criar assentamentos.

Nos siga no Google Notícias