ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Indígena ainda com bala alojada embarca em avião para Brasília

Zemil Rocha e Evelyn de Souza | 18/06/2013 19:12
Até empilhadeira foi usada para elevar a maca e colocar o índio no avião (Foto: João Garrigó)
Até empilhadeira foi usada para elevar a maca e colocar o índio no avião (Foto: João Garrigó)

O índio terena Joziel Gabriel, de 34 anos, foi transferido no começo desta noite da Santa Casa de Campo Grande e já está a caminho do hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. O embarque aconteceu por volta de 19h00. Josiel foi ferido a tiro no dia 4 de junho na Fazenda São Sebastião, em Sidrolândia. A bala está alojada na coluna do terena e atingiu a sétima vértebra cervical e pode ficar paraplégico.

A ambulância saiu da Santa Casa e chegou na Base Aérea de Campo Grande por volta de 18h10. Vinte minutos depois, a maca em que estava o indígena foi colocado dentro de um avião da Força Aérea Brasileira, que veio de Brasília especialmente para fazer a transferência. O vôo até Brasília deve demorar uma hora.

Na ambulância chegou Josiel e o outro indígena que estava segurando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Foi necessária uma empilhadeira para os bombeiros colocaram a maca com o corpo no avião. Os familiares não autorizaram a imprensa a fazer filmagens ou tirar fotos próximo da aeronave, um Legancy de transporte de passageiros “vip”, que foi adaptado. Fotos só puderam ser feitas de longe.

O avião Legancy pertence ao VC 99 do Grupo de Transporte Especial, da Força Aérea Brasileira, sediado em Brasília. “Foi instalado dentro do avião uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e dessa forma foi configurado como UTI aéreo”, informou o Capitão Garcez, da Força Aérea. “Para montar a UTI temos que tirar todos os bancos. Demora quatro horas para ser montada”, acrescentou.

O transporte estava programado para ontem, mas foi suspenso porque o avião que estava à disposição dos médicos não possuía oxigênio.

Nos siga no Google Notícias