ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Índios ampliam acampamento e dominam 100% de área invadida em Aquidauana

Francisco Júnior | 24/06/2013 15:36

O grupo terena que está desde o dia 31 de maio na Fazenda Esperança, em Aquidauana, ampliou hoje a ocupação da área que é dividida em 4 propriedades.

Eles já estavam em 3 sedes e na manhã desta segunda-feira entraram na 4ª, pedindo para que os funcionários que ainda estavam no local deixassem a fazenda “Fazendinha”. Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), o movimento que começou com 350 pessoas já tem 500 índios e várias casas improvisadas.

Decisão do do juiz Renato Toniasso, da 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande, determina que os indígenas tem 10 dias para deixar para desocupar da Fazenda Esperança. O prazo termina na próxima quarta-feira (26).

De acordo com a decisão, os donos da fazenda entraram com o pedido de reintegração de posse logo após a invasão. No pedido, os donos afirmam que um grupo de aproximadamente 80 índios da aldeia Taunay-Ipegue invadiu a fazenda reivindicando a propriedade da área. Apesar da reivindicação da posse, os donos da propriedade afirmam que possuem a titularidade das terras há mais de 100 anos e que foram feitas edificações e benfeitorias na área.

Nos siga no Google Notícias