ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Justiça dá prazo de 10 dias para índios saírem da Fazenda Esperança

Aliny Mary Dias | 18/06/2013 11:08
Acesso à fazenda Esperança foi bloqueado por índios desde o dia 31 de maio (Foto: Marcos Ermínio)
Acesso à fazenda Esperança foi bloqueado por índios desde o dia 31 de maio (Foto: Marcos Ermínio)

Os índios que ocupam a Fazenda Esperança, localizada em Aquidauana, desde o dia 30 de maio têm o prazo de 10 dias para saírem da propriedade. A decisão do juiz Renato Toniasso, da 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande, foi divulgada nesta terça-feira (18) e a Funai (Fundação Nacional do Índio) já foi intimada na tarde de ontem.

De acordo com a decisão, os donos da fazenda entraram com o pedido de reintegração de posse logo após a invasão. No pedido, os donos afirmam que um grupo de aproximadamente 80 índios da aldeia Taunay-Ipegue invadiu a fazenda reivindicando a propriedade da área.

Apesar da reivindicação da posse, os donos da propriedade afirmam que possuem a titularidade das terras há mais de 100 anos e que foram feitas edificações e benfeitorias na área.

Por outro lado, a Funai alega que a demora na demarcação das terras é perigosa em razão da situação atual na relação entre índios e fazendeiros. A entidade indígena também afirma que a Fazenda Esperança já foi reconhecida tradicionalmente como terra indígena e que o relatório de identificação e delimitação já foi aprovado.

Na decisão, o juiz autoriza a reintegração e afirma que “o fato de o processo administrativo de demarcação e ampliação da Terra Indígena Taunay-Ipegue estar em fase adiantada, não permite aos índios tomarem a posse da área demarcada, antes do desfecho final dessa demarcação, o que se dará apenas mediante decreto homologatório”, afirma Hardmann.

A Funai tem o prazo de 10 dias para que os índios saiam da fazenda. Sobre uma sugestão do MPF (Ministério Público Federal) que trata sobre uma conciliação entre os fazendeiros e as lideranças indígenas antes da reintegração, o juiz foi contra e afirmou que uma reunião entre os dois lados só iria gastar dinheiro público e os envolvidos não chegariam a uma solução.

“Neste caso, tenho que eventual tentativa de conciliação, a ser presidida por este Juízo, teria praticamente nenhuma chance de sucesso, e implicaria dispêndio inútil de recursos públicos e particulares”, diz na decisão.

Outra recomendação do MPF que não deve ser seguida caso os índios não saiam da fazenda é a ausência da polícia durante o cumprimento da ação. O magistrado afirma que “decorrido o prazo dado, sem que a FUNAI consiga a desocupação espontânea, o uso da forca policial será inevitável, pois as decisões judiciais devem ser cumpridas, sob pena de instalar-se o caos, em termos de segurança jurídica”, completa.

O advogado Sergio Muritiba que representa o dono da fazenda, Nilton Carvalho da Silva, de 59 anos, disse ao Campo Grande News que a decisão era aguardada e que espera que a Funai retire os índios da área.

Nos siga no Google Notícias