A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

30/05/2013 12:02

Índios resistem e Polícia Militar manda reforço para Sidrolândia

Ângela Kempfer

Os índios foram retirados da sede da fazenda Buriti, mas continuam espalhados pela propriedade resistindo à reintegração de posse na manhã desta quinta-feira.

Segundo o Comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto Davi, reforços foram enviados há pouco a Sidrolândia por conta da tensão no local.

Além de uma equipe do Cigcoe, que está desde às 5 horas na região, outra tropa do grupo especial da PM foi encaminhada para o local, além do Tático da Polícia Militar de Campo Grande, munição, e 2 unidades do Samu.

Por enquanto, não há informações precisas, porque há uma barreira da Polícia Federal na estrada de acesso à propriedade e o sinal de celular é precário na região.

Os índios que conseguiram chegar à cidade, falam em mais de 20 feridos, mas oficialmente 4 homens chegaram baleados ao hospital de Sidrolândia, um deles morreu.

Oziel Gabriel, de 35 anos, foi atingido no peito. A família acusa a Polícia Federal de ter disparado contra os terena, mas outra testemunhas acusam o Cigcoe.

Os dois grupos policiais, militar e federal, entraram na área para cumprir a reintegração.



à luz da ignorância, há quem diga ser brasileiro sem conhecer a história que vem de além bem antes desse lugar Brasil se chamar.
 
Suzi Costa em 31/05/2013 07:04:48
Nós somos os próximos índios Letícia e vc vai se lembrar deles quando tiver sua casa derrubada para o "progresso chegar em forma de ponte ou de trem bala". Índio é gente e gente brasileira, ninguém que mora aqui pode ignorar isto.
 
Claudia Dias Guarani Kaiowá em 30/05/2013 15:14:56
pra tirar os índios do que é deles,que foram tirado a muitos anos atras pelos fazendeiros da época, na base da força e agora eles estão reivindicando o que é deles de volta por lei. mas pra isso ai tem policia tem viatura tem tudo né, mas se fosse pra socorrer uma família, um comerciante etc. ai não tem viatura e quando tem também ja chegar no local com o defunto ja fedendo, kkkkkkkkkkkkkkkk o brasil é uma piada mesmo, sou brasileiro mas tenho vergonha de dizer isso por que aqui só funciona pra quem tem dinheiro.
 
gilmar luz em 30/05/2013 12:39:07
PM não está dando jeito?? Envia o Exército para acabar com essa anarquia, pois todas as terras agora são de índios??
Pelamor
 
Leticia Alves em 30/05/2013 12:30:03
por total inoperância da funai em cumprir mandato judicial expondo as vidas dos indígenas ao ridículo e a morte, a pergunta é quem será responsabilizado desta vez? o cimi onde anda a essas horas? cadê os catequizadores? total responsabilidade do governo federal que permitiu que tudo isso acontecesse.ongs aproveitam da situação para dizer que são amigos dos índios,haja visto que eles sempre foram incentivadores do conflito.
 
ana maria da silva em 30/05/2013 12:29:16
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions