A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

30/05/2013 08:12

Operação para retirar índios de fazenda tem Policia Federal, PM e bombeiros

Viviane Oliveira
Índios estão na área desde o dia 15 de maio.Índios estão na área desde o dia 15 de maio.

Uma operação com homens da Polícia Federal, PM e do Corpo de Bombeiros foi montada em Sidrolândia para a reintegração de posse da fazenda Buriti. Nesta manhã, cerca de 20 viaturas estão na área para cumprir determinação da Justiça.

Ontem, em audiência para conciliação entre grupo terena e o fazendeiro Ricardo Bacha, não houve acordo e a ordem foi para o despejo dos índios.

O comboio policial saiu de Campo Grande por volta das 5 horas desta quinta-feira e negocia agora a retirada das famílias. A disposição, segundo o terena Vinícius Souza, é para resistir. “Os guerrreiros já disseram que não saem nem a pau”, conta.

A retirada deve ser feita por homens do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), grupo especial da Polícia Militar, como em todas as reintegrações feitas recentemente no Estado.

O ex-deputado Ricardo Bacha garante que só ficou sabendo da operação há pouco é “Espero que eles saiam em paz, que não haja reação, porque estão cumprindo a Lei do País. Aquela terra não é indígena, não discuto a legitimidade da reivindicação dos indígenas e nós produtores juntos aos políticos podemos pressionar Brasília pra comprar terras para eles.

Ele voltou a dizer que espera do governo federal uma decisão definitiva para a questão. “Se no passado os indígenas foram ludibriados tenho absoluta certeza de que não foi por nós e sim pelo governo então cabe ao governo resolver”.



HOJE FIQUEI SABENDO DA MORTE DE MAIS UM INDIO.UM TRABALHADOR ,UM PAI DE FAMILIA, MORTO PELA POLICIA E QUEM VAI PAGAR
 
IVAN MONTIEL VILHALVA em 30/05/2013 20:43:55
PARA COMEÇAR ELES NÃO INVADEM NADA A TERRA É DELES ANTES DE ESTARMOS AQUI ELES JÁ ESTAVAM NO BRASIL... A TERRA QUE ELES CONQUISTAM ELES USAM PARA PEDIR CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS HOSPITAIS E DEMAIS NO ENTANTO ELES NÃO VENDEM NADA... E A FUNAI ESTA PARA PROTEGE-LOS É FÁCIL FALARMOS DE DIREITOS EM QUE NÃO CONHECEMOS....
 
JANAINA PEREIRA DE LIMA em 30/05/2013 20:34:00
O que ocorre. Os índios, vêem uma terra/fazenda bem cuidada, produtiva... daí resolvem invadir (com a ajuda da Funai),... ganham a terra no grito e violência. Exploram tudo o que há nela, daí acabam por vendê-la ou mesmo fazer o que aconteceu na Raposa Serra do Sol.
 
Eduardo Elizeu em 30/05/2013 10:33:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions