A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

04/01/2009 14:29

INSS aplica amanhã lei para aposentadoria em meia hora

Redação

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa amanhã a liberar em apenas 30 minutos os pedidos de aposentadoria por idade dos trabalhadores urbanos.

Conforme a Folha Online, a mudança já havia sido aprovada pelo Congresso, mas dependia de um decreto que alterou o regulamento da Previdência Social. A nova legislação amplia a base de dados referentes a vínculos e contribuições existentes no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Para pedir a aposentadoria, o trabalhador deverá agendar o atendimento em um posto do INSS pelo telefone 135 ou pela internet. O benefício só não sairá na hora caso haja falta, no sistema, de algum dado sobre o trabalhador.

Nesse caso, ele terá de apresentar documentos para solicitar a inclusão das informações, como vínculos empregatícios que não estão registrados no sistema.

A aposentadoria por idade na área urbana é concedida para os trabalhadores a partir de 65 (homem) ou 60 anos (mulher) e pelo menos 180 contribuições (o equivalente a 15 anos). O número de contribuições é menor para quem se inscreveu na Previdência antes de 25 de julho de 1991.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions