ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Advogado que atirou em artista de rua é transferido para presídio militar

Suspeito ficará em unidade especial em Campo Grande

Por Gustavo Bonotto | 18/09/2025 21:06
Advogado que atirou em artista de rua é transferido para presídio militar
Jefferson foi detido na tarde desta segunda-feira (15), em Dourados. (Foto: Osvaldo Duarte/Imagem cedida)

Advogado e ex-policial Jefferson Bezerra da Costa, de 45 anos, suspeito de tentar matar o argentino Leonardo Nicolas Guerra, 27 de idade, foi transferido de Dourados nesta quinta-feira (18) para o presídio militar em Campo Grande. A unidade recebe profissionais da área de segurança e advogados, devido à natureza das atividades exercidas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Advogado suspeito de tentativa de homicídio contra artista de rua é transferido para presídio militar. Jefferson Bezerra da Costa, de 45 anos, foi transferido para Campo Grande nesta quinta-feira (18). A vítima, o argentino Leonardo Nicolas Guerra, de 27 anos, segue internado em estado grave após ser baleado no tórax em 8 de setembro, em Dourados. O juiz negou o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa, alegando que a gravidade do crime e a possibilidade de interferência nas investigações exigem a custódia cautelar. A arma do crime ainda não foi localizada. A motivação do crime ainda é desconhecida, e as investigações continuam sob sigilo. O artista de rua foi baleado durante uma apresentação em um semáforo, após ser atraído pelo suspeito com uma nota de R$ 100.

Jefferson havia sido preso pelo SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Dourados na segunda (15), e a prisão temporária foi mantida pelo juiz Ricardo da Mata Reis, da Vara do Juiz das Garantias, ao fim da tarde de terça (16). A vítima foi baleada no tórax na noite de 8 de setembro, na região central do município situado a 251 quilômetros da Capital, e segue internada em estado grave no Hospital da Vida.

Durante a audiência de custódia, a defesa pediu prisão domiciliar alegando confissão, que não consta nos autos. O magistrado considerou que a medida domiciliar poderia comprometer a investigação, permitindo contato com testemunhas e interferência na coleta de provas.

O juiz destacou que, mesmo com residência fixa, profissão lícita e atuação em mais de 1,5 mil processos, a gravidade do crime de tentativa de homicídio qualificado exige custódia cautelar. Jefferson relatou doenças pré-existentes, como hipertensão, depressão e problemas cardíacos, além do uso contínuo de medicamentos.

Por isso, foi determinado que fique em espaço separado da população carcerária comum, priorizando a saúde e a segurança.

A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão, mas a arma usada no crime ainda não foi localizada. A custódia do advogado contou com acompanhamento de representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), conforme prevê o Estatuto da Advocacia.

Até o momento, a motivação da tentativa de homicídio não foi esclarecida, e a investigação segue em andamento sob sigilo parcial.

O crime - Leonardo foi baleado por volta das 22h, em 8 de setembro, durante uma apresentação circense nas ruas de Dourados. Um veículo de cor prata parou no sinal vermelho quando o artista iniciou o espetáculo. Ao final, quando se aproximou da janela do passageiro para buscar dinheiro, foi atingido pelos disparos.

O artista, que vive há poucos meses na cidade e se apresenta nos semáforos, foi atingido no peito, mas conseguiu fugir do local. Ele recebeu atendimento no Hospital da Vida, onde permanece internado com dreno no pulmão.

De acordo com o relato da vítima à polícia, o passageiro do veículo havia colocado uma nota de R$ 100 na janela e o chamou, configurando uma emboscada planejada. "Durante o depoimento, o artista afirmou que o passageiro havia colocado uma nota na janela e o chamou, dizendo 'venha buscar seu dinheiro'. Quando a vítima se aproximou, os disparos começaram em sua direção; ele percebeu a emboscada e fugiu do local", diz a nota da polícia.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.