ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Após acordo com MP para venda de pescado, prefeitura anuncia Festa do Peixe

Festa não aconteceu em 2014 após o MP vetar venda de peixe vivo; neste ano pescado será comercializado abatido e resfriado

Helio de Freitas | 23/03/2015 16:53
Promotor Luiz Camacho Terçariol (à esquerda) com o prefeito de Dourados durante assinatura de TAC garantindo a Festa do Peixe (Foto: Divulgação/A. Frota)
Promotor Luiz Camacho Terçariol (à esquerda) com o prefeito de Dourados durante assinatura de TAC garantindo a Festa do Peixe (Foto: Divulgação/A. Frota)

Após um ano sem acontecer devido à determinação do Ministério Público impedindo a comercialização de pescado vivo, a tradicional Festa do Peixe volta a ser realizada na próxima semana em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Ao anunciar a volta da festa, a prefeitura da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul informou também que o evento será em outro local, no Parque Ambiental Rego D’Água, região sul da cidade. Até 2013 a festa ocorreu no Parque Antenor Martins, na região oeste.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) garantindo a realização da festa foi assinado nesta segunda-feira entre o prefeito Murilo Zauith (PSB) e o promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol. A festa começa na terça-feira, dia 31, e segue até domingo, 5 de abril, preservando a tradição de ser realizada na Semana Santa.

No ano passado o prefeito cancelou a festa após a proibição de venda de peixe no local. Segundo ele, não faria sentido realizar a festa sem poder comercializar o pescado produzido em Dourados diretamente à população. Através da assessoria da prefeitura, o promotor disse que o TAC assinado hoje garante a festa nos anos seguintes se todos os quesitos estabelecidos forem cumpridos.

Pelo acordo com o MPE, a 11ª Festa do Peixe vai vender pescado fresco, que será abatido pelos produtores em um frigorífico particular, com serviço de inspeção. O peixe será vendido resfriado, para preservar as características naturais do alimento. Serão disponibilizados peixes de quatro espécies: pintado, tilápia, pacú e catfish. A venda começa na terça, dia 31, e segue até sexta, dia 3.

Além da comercialização de peixe, a festa terá campeonato de pesca, shows, praça de alimentação, feira de verduras e legumes da agricultura familiar e atrações esportivas e culturais.

“Dourados é uma das melhores cidades do Brasil para a criação do peixe em cativeiro devido aos bons índices de insolação e PH da água. Estamos trabalhando para concluir o frigorífico e fechar o ciclo da produção”, disse o prefeito. Iniciada há vários anos, a obra do frigorífico está parada, aguardando liberação de recursos federais.

A inscrição para o torneio de pesca custa R$ 10 e pode ser feita na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, na Avenida Weimar Tores, 1.680-B, no centro.

Festa do Peixe deste ano será no Parque Ambiental Rego D’Água, na região sul de Dourados (Foto: Divulgação/A. Frota)
Festa do Peixe deste ano será no Parque Ambiental Rego D’Água, na região sul de Dourados (Foto: Divulgação/A. Frota)
Nos siga no Google Notícias