ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Após denúncia de irregularidades, ministério vai vistoriar aeroporto

A visita técnica foi solicitada em resposta a denúncias de irregularidades na execução das obras

Mylena Fraiha | 07/09/2023 13:09
Pista de pouso e decolagem no Aeroporto Regional de Dourados (Foto: Hedio Fazan)
Pista de pouso e decolagem no Aeroporto Regional de Dourados (Foto: Hedio Fazan)

Nos próximos dias 12 e 13 de setembro, o Aeroporto Francisco Matos Pereira, localizado em Dourados, município a 233 km da Capital, receberá a visita de diretores da SAC (Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos), vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos.

A visita será feita pelos diretores da SAC, Thiago Pedroso (Investimentos) e Guilherme Afonso (Projetos), acompanhados pelo coordenador-geral de projetos aeronáuticos, Márcio Maffili, e outros técnicos. A equipe realizará uma vistoria nas obras em andamento na referida instalação aeroportuária.

A vistoria foi solicitada pelo deputado Geraldo Resende (PSDB) em resposta a denúncias de irregularidades na execução das obras, que foram publicadas pela imprensa no final de julho deste ano.

A execução das obras no Aeroporto de Dourados está sob responsabilidade do 9.º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro, e os generais envolvidos reafirmaram na ocasião a qualidade da obra e os prazos acordados.

A primeira etapa das obras no Aeroporto de Dourados inclui a revitalização da pista de táxi e do pátio de aeronaves, sinalização horizontal e vertical, regularização de faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, colocação de cerca operacional e terraplenagem das áreas destinadas às edificações. Essas melhorias representaram um investimento de R$ 88 milhões.

Agenda - Na terça-feira (12), primeiro dia da visita, às 16 horas, os diretores e técnicos terão reuniões com militares e representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística e da Prefeitura de Dourados.

Já na quarta-feira (13), às 8 horas da manhã, os técnicos realizarão a vistoria na pista, e a presença do público externo e da imprensa será permitida.

Durante a visita da próxima semana, o coordenador-geral de projetos aeronáuticos, Márcio Maffili, se reunirá com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, para discutir o projeto executivo da construção do terminal do Aeroporto.

Quatro das cinco etapas do projeto já foram entregues à Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, e a previsão é que o projeto seja concluído em novembro. Após essa etapa, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística poderá assinar o Termo de Compromisso com o Ministério e dar início ao processo de licitação da obra.

Pedidos - O deputado Geraldo Resende também conseguiu a inclusão da segunda etapa de revitalização e reforma completa do aeroporto no Novo PAC, o programa de investimentos em infraestrutura do Governo Federal.

Essa fase abrange o terminal de embarque e desembarque de passageiros e cargas, uma nova sala de Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo e uma nova seção contra incêndio, incluindo o prédio do Corpo de Bombeiros no local. O investimento previsto para essa fase é de R$ 40 milhões.

O deputado tucano enfatizou que, com a conclusão da primeira etapa das obras, que se refere às melhorias na pista, e após a homologação, o Aeroporto de Dourados poderá voltar a operar, mesmo com o terminal de passageiros em obras.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias