ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após depredação, imagens da Via Sacra são retiradas de ponto turístico

Revitalização do complexo no Morro do Cruzeiro deve custar cerca R$ 237 mil

Adriano Fernandes | 13/02/2020 21:59
Partes das imagens foram arrancadas. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Partes das imagens foram arrancadas. (Foto: Prefeitura de Corumbá)

Após ter esculturas depredadas por vândalos na noite dessa quarta-feira (12) algumas das imagens da Via Sacra e do Cristo Rei do Pantanal, em Corumbá, foram retiradas do Morro do Cruzeiro. O local é um dos principais pontos turísticos da cidade e ficou interditado, durante toda esta quinta-feira (13).

Algumas das peças das 14 estações que contam a Via Crúcis percorrida por Jesus Cristo foram derrubadas e tiveram partes arrancadas. As obras são da artista plástica Izulina Xavier, um dos grandes nomes da cultura pantaneira. Na semana passada, conforme a Fundação de Turismo da cidade, cabos de energia também foram furtados do mesmo local. Para não prejudicar o atendimento ao público, os fios foram repostos no dia seguinte pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Ainda conforme a prefeitura, durante todo o dia, dois guardas municipais permanecem no local, um na guarita, ao pé do morro, e outro no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), na parte mais alta, e fazem rondas alternadas pela via. No entanto, a área é de fácil acesso, mesmo quando os portões principais estão fechados, uma vez que a morraria possui diversas trilhas abertas pela população. O boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. O Morro ficou interditado durante toda essa quinta-feira, para remoção das estátuas danificadas. O local deve ser reaberto ao público nesta sexta-feira, dia 14.

Revitalização – Todo o Morro do Cruzeiro será revitalizado pela Prefeitura. O processo está em fase final de licitação. Serão necessários cerca de R$ 237.233,52 mil para a reestruturação, ainda conforme a prefeitura de Corumbá. 

O projeto prevê, além de serviços preliminares, a impermeabilização, pintura interna e externa das dependências do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), reparos diversos (vidros, corrimão, fechaduras, espelhos), recuperação da Via Sacra (restauro e pintura), restauro e pintura do Cristo Rei, instalação hidrossanitária, corredores, banheiros, e lanchonete, reparo de instalações elétricas, substituição de refletores de lâmpadas por led, troca de tomadas e interruptores, aterramento de cabos, recuperação do portão de acesso, instalação de alambrado na subida da Via Sacra e colocação de Guarda Corpo.

A Fundação de Turismo do Pantanal também deve instalar nova sinalização e programação visual, oferecendo aos visitantes todas as informações necessárias sobre os atrativos disponíveis na localidade. Um projeto de vídeo monitoramento também está pronto e deverá ser implantado.

Escultura teve a cabeça arrancada. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Escultura teve a cabeça arrancada. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Uma das imagens derrubadas pelos vândalos. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Uma das imagens derrubadas pelos vândalos. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Nos siga no Google Notícias