ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Após ordem judicial, Câmara faz eleição com dois candidatos a presidente

Eleição da mesa diretora da Câmara de Naviraí será hoje às 19h30; o interino Benedito Missias concorre com Alexandre Reginato, que recorreu à Justiça para conseguir pleitear o cargo

Helio de Freitas, de Dourados | 09/09/2015 15:43

A Câmara de Vereadores de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande, realiza nesta quarta-feira (9), às 19h30, a eleição para escolha do novo presidente. Dois candidatos disputam o cargo: o atual, Benedito Missias (PSD), que preside o Legislativo desde o início do ano, e o vereador Alexandre Orion Reginato (PSDB).

O pleito foi marcado pouco mais de uma semana depois de o juiz Eduardo Lacerda Trevisan determinar a Benedito Missias convocação da eleição dentro de 30 dias. O pedido tinha sido feito por Alexandre Reginato.

Alexandre Reginato disse ao Campo Grande News que está em campanha e tem o apoio de cinco dos 13 vereadores. “Precisamos de sete votos”, afirmou, reconhecendo que dificilmente conseguirá sair vitorioso. “Já estou escrevendo o discurso da derrota”.

Interino – Benedito Missias ocupa o cargo interinamente após a prisão e cassação do ex-presidente, Cícero dos Santos, o Cicinho, acusado de chefiar o esquema de corrupção desvendado pela Operação Atenas, da Polícia Federal. Todos os 13 vereadores eleitos em 2012 no município perderam o mandato.

Ele foi eleito no início deste ano, após o afastamento do então presidente em exercício, Moacir Aparecido de Andrade, também réu na Operação Atenas e já cassado. Missias deveria ficar no cargo até a conclusão dos processos de cassação de todos os envolvidos. Entretanto, a ata da eleição deixa brecha para a permanência até o final do biênio 2015/2016.

Reginato não concordou com a permanência do interino e recorreu à Justiça. O juiz concordou com os argumentos: “A meu ver, após a conclusão dos processos político-administrativos que afastaram todos os vereadores originariamente eleitos e após a posse dos novos vereadores, finalizou-se a temporariedade prevista na ata, impondo a realização de novas eleições para a Mesa Diretora, com a participação da maioria absoluta dos vereadores”.

Benedito Missias, presidente interino da Câmara, disputa eleição com Alexandre Reginato (Foto: Naviraí Notícias)
Benedito Missias, presidente interino da Câmara, disputa eleição com Alexandre Reginato (Foto: Naviraí Notícias)
Alexandre Reginato entrou com pedido de liminar para presidente da Câmara convocar eleição (Foto: Arquivo)
Alexandre Reginato entrou com pedido de liminar para presidente da Câmara convocar eleição (Foto: Arquivo)
Nos siga no Google Notícias