ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Após suposto conflito, PF reforça segurança em fazenda invadida em Miranda

Zana Zaidan | 15/10/2013 19:26

Homens da Polícia Federal reforçaram a segurança da chácara Boa Esperança, em Miranda, a 201 quilômetros de Campo Grande, invadida desde a última quarta-feira (10) por cerca de 300 índios terena da aldeia Moreira.

A equipe chegou à propriedade no dia seguinte à invasão, e hoje houve reforço no efetivo. Conforme a assessoria de imprensa da PF, os policiais permanecem no local para evitar “conflito entre as partes”.

A chegada da PF aconteceu depois de o líder indígena da aldeia, Paulino Terena, alegar que na quinta-feira homens passaram em uma caminhonete e teriam atirado em direção às famílias acampadas. Os disparos, segundo Terena, atingiram a sede da Trator Mil, empresa que funciona na chácara, de propriedade do filho do dono Boa Esperança, Fernando Miliani.

A Polícia Federal não confirma que houve os disparos, mas ressalta que a equipe continuará no local por tempo indeterminado, a fim de evitar “tensão” entre produtores rurais e índios.

Milani, por sua vez, afirma que foi informado do episódio por funcionários do Sindicato Rural de Miranda. “Me ligaram para avisar. Não sei se realmente aconteceu, mas pode ser verdade, porque os produtores rurais da região estão nervosos com toda essa situação. Não temos como confirmar porque todos nós, eu, meu pai e funcionários da fazenda e da empresa, estamos impedidos de entrar”, explica.

Segundo Milani, o advogado da família já foi acionado e deu entrada no pedido de reintegração de posse hoje. Esta foi a primeira que a Boa Esperança foi invadida, desde que a família Milani adquiriu a propriedade, em 1991.

Conflito agrário – Apesar do acordo firmado em junho deste ano com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de cessar as invasões para que uma solução concreta fosse apresentada pelo Governo Federal, 14 novas áreas privadas foram tomadas, de acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS). Atualmente, o Estado soma 70 propriedades rurais invadidas por indígenas.

Na semana passada, além da invasão da Boa Esperança, no município de Miranda, foi registrada a invasão da propriedade Baía dos Carneiros, em Corumbá, e da fazenda São Jorge, em Japorã.

Nos siga no Google Notícias