ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

André diz que União deve se responsabilizar por conflitos em Miranda

Leonardo Rocha | 14/10/2013 11:11
André diz que governo estadual fez sua parte e cumpriu sua palavra (Foto: Marcos Ermínio)
André diz que governo estadual fez sua parte e cumpriu sua palavra (Foto: Marcos Ermínio)

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que a União deve se responsabilizar pelas novas ocupações indígenas em fazendas no município de Miranda, já que o governo estadual já havia alertado que caso não houvesse solução sobre esta questão novos conflitos iriam acontecer em Mato Grosso do Sul.

“A União deve responder e se responsabilizar sobre estes incidentes, ela que titulou as terras no Estado, não houve grilagem por aqui, se tanto os índios como os brancos são considerados brasileiros de verdade, então o governo federal tem que resolver”, destacou ele.

Puccinelli fez questão de ressaltar que o governo estadual fez sua parte, com auxílio de alimentação e até de maquinário para as comunidades indígenas, além de participação e alerta sobre as condições do conflito. “Ajudamos e cooperamos sobre esta questão, além de cumprir com a palavra empenhada”, avaliou.

Ocupações – Cerca de 300 indígenas da etnia terena ocuparam na última quarta-feira (9) uma área de 3,2 mil hectares no município de Miranda. Na sexta-feira duas viaturas e homens da Policia Federal acompanharam a ocupação. Esta área abrange várias chácaras, como a Esperança a Trator Mil.

Negociações – O deputado estadual Pedro Kemp (PT) irá enviar hoje documento ao Ministério da Segurança pedindo a “reabertura” da negociação entre o governo federal com os indígenas e produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Ele destacou que após o fracasso da tentativa de compra das terras pro meio de TDA (Título da Dívida Agrária), a União não sugeriu nenhuma pauta e parou com o diálogo.

“O ritmo estava bom nas negociações, mas depois parou de vez, não podemos deixar este assunto esfriar sem que haja um posicionamento da União, até porque novas tragédias podem acontecer e tanto com os índios, produtores e policiais”, apontou ele.

Nos siga no Google Notícias