ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Após suspender reajuste, prefeitura vai parcelar salário de servidores

Anúncio foi feito hoje em reunião com funcionários; parcelamento não era adotado em Dourados há pelo menos 17 anos

Helio de Freitas, de Dourados | 03/10/2017 14:11
Reunião de secretários com servidores de Dourados, hoje de manhã (Foto: A. Frota)
Reunião de secretários com servidores de Dourados, hoje de manhã (Foto: A. Frota)

Em crise financeira, a prefeitura de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, vai parcelar os salários de setembro dos servidores municipais. A informação foi anunciada hoje (3) em reunião entre representantes dos servidores e assessores da prefeita Délia Razuk (PR). A folha deveria ser paga até sexta-feira, quinto dia útil do mês, mas por enquanto não há detalhes sobre o parcelamento.

O anúncio foi feito no gabinete da prefeita, mas por secretários e diretores da área financeira da prefeitura. Délia não participou. O contador geral do município, Rosenildo da Silva França, disse que a dificuldade financeira obriga a administração a parcelar a folha de pagamento de setembro.

Segundo ele, a prioridade serão os servidores que recebem salários menores, mas a prefeitura ainda não detalhou a forma do parcelamento nem em que data o pagamento será feito. O município de Dourados tem 6.500 servidores e a folha de setembro chega a R$ 32 milhões. O Campo Grande News apurou que se o parcelamento for mesmo adotado, servidores que ganham até três salários mínimos devem receber no quinto dia últil e os demais até o dia 20.

Segundo servidores ouvidos pela reporttagem, essa é a primeira vez nos últimos 17 anos que a prefeitura da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul vai parcelar salário de servidores. A última vez ocorreu em 2000, no último ano da segunda administração de Braz Melo (PSC), atual vereador e aliado da prefeita Délia Razuk. “O Braz parcelou e quem terminou de pagar foi o Tetila [Laerte Tetila, que administrou a cidade de 2001 a 2008]”.

Crise – Na reunião, Rosenildo França mostrou aos representantes dos servidores os números da contabilidade da prefeitura, na tentativa de convencer o funcionalismo sobre o impacto que o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), aprovado no ano passado, causou na folha salarial atual. Segundo ele, por causa do PCCR e da queda de receita, a prefeitura está impedida de conceder benefício ao funcionalismo, inclusive o reajuste dos salários.

Na sexta-feira (28), a prefeitura mandou à Câmara de Vereadores um projeto para alterar o PCCR e retirar alguns benefícios que aumentaram a despesa com o funcionalismo. Atualmente a prefeitura enfrenta uma greve parcial de educadores, por falta de reposição dos salários.

Questionado pelo sindicato dos educadores, o contador citou que entre 2011 e 2015, o magistério teve ganho salarial de 74,18%, contra 21,37% dos demais servidores da prefeitura.

Nos siga no Google Notícias