ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Mudança em plano de cargos de servidores vai à Câmara e recebe críticas

Projeto foi protocolado pela prefeitura e pode entrar na pauta de hoje em regime de urgência; professores afirmam que prefeita desrespeita Lei Orgânica por não discutir mudanças

Helio de Freitas, de Dourados | 02/10/2017 15:16
Câmara deve começar a discutir projeto da prefeitura na sessão de hoje (Foto: Divulgação)
Câmara deve começar a discutir projeto da prefeitura na sessão de hoje (Foto: Divulgação)

Um projeto elaborado pela prefeitura para alterar o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) dos servidores municipais deve causar polêmica na sessão de hoje à noite na Câmara de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Protocolada na sexta-feira (28), a proposta reduz algumas vantagens que aumentaram a folha de pagamento e pode entrar em votação em regime de urgência, mesmo sem discussão prévia com as categorias.

A prefeitura enfrenta uma crise financeira por causa da queda na arrecadação e neste ano não concedeu reajuste ao funcionalismo. Professores e administrativos da educação estão em greve parcial desde 21 de agosto.

Em nota enviada nesta segunda-feira (2), o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) acusa a prefeita Délia Razuk (PR) de atacar os direitos dos trabalhadores “de forma arbitrária”.

“O projeto de lei da Procuradoria Geral do Município, que vem sistematicamente agindo contra o direito dos trabalhadores, diminui o incentivo de capacitação dos servidores e dificulta o acesso de trabalhadores de algumas funções ao incentivo, desvalorizando os profissionais que buscam se qualificar através de cursos, graduações e especializações”, afirma o Simted.

Segundo o sindicato, o “esse projeto absurdo” vai aumentar a precarização do ensino público, pois acaba com a Lei Municipal do Piso para 20 horas, “conquistado com muita luta durante os anos de 2014 e 2015”.

“A prefeita vem, sistematicamente, descumprindo as leis da educação e agora ataca o direito de todos os trabalhadores. Em Dourados, não só a educação está ameaçada, mas todos os setores do serviço público, como a saúde e a segurança pública”, afirma o sindicato.

Conforme o Simted, a proposta enviada à Câmara sem discussão desrespeita a Lei Orgânica do Município, “que no seu artigo 85, parágrafo 4º diz que ‘fica assegurada a participação do sindicato da classe na elaboração do estatuto e do plano de carreira dos servidores municipais’".

Para o vereador Madson Valente (DEM), o projeto precisa ser estudado pelo Poder Legislativo e discutido com os sindicatos antes de ser votado. “A Câmara não pode adotar a mesma sistemática da gestão municipal, que fez alterações na surdina e em nenhum momento convidou o funcionalismo para discussão. Precisamos democratizar esse debate e mostrar que existem outros meios para buscar a economia, como reduzir o número excessivo de cargos de confiança”.

Nos siga no Google Notícias