ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Após temporais, Governo de MS reconhece situação de emergência em Iguatemi

O reconhecimento, válido por 180 dias, permitirá que o município receba apoio dos órgãos estaduais

Por Mylena Fraiha | 29/02/2024 18:00
Após as chuvas, estrada no município de Iguatemi é destruída por erosão (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
Após as chuvas, estrada no município de Iguatemi é destruída por erosão (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

O Governo do Estado reconheceu a situação de emergência em algumas áreas urbanas e rurais de Iguatemi, a 412 km da Capital, em decorrência das chuvas intensas que causaram danos públicos. O reconhecimento, válido por 180 dias, permitirá que o município adote medidas para conter os prejuízos e receba apoio dos órgãos estaduais.

As intensas chuvas atingiram a cidade no final de janeiro e deixou em danos nas áreas urbanas e rurais, que excederam a capacidade de resposta do município. A Defesa Civil Municipal decretou situação de emergência, sendo posteriormente reconhecida pela Defesa Civil Estadual após uma avaliação "in loco" em Iguatemi.

Com o reconhecimento, os órgãos estaduais estão autorizados a mobilizar-se na cidade, sob a coordenação da Defesa Civil, para realizar ações de resposta ao desastre e para a reabilitação do cenário.

Além disso, a convocação de voluntários para reforçar as atividades e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade também são medidas permitidas.

De acordo com o decreto, assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta quinta-feira (29), as autoridades locais têm autorização para adentrar residências e prestar socorro em situações de risco iminente, assim como para determinar evacuações rápidas.

Os gestores municipais estão dispensados de realizar licitações para atender às demandas, dar continuidade aos serviços e adquirir bens e obras necessárias diante da situação de emergência.

Durante período de chuvas, cratera é aberta em bairro de Iguatemi (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
Durante período de chuvas, cratera é aberta em bairro de Iguatemi (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias