ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Após trégua no Dia dos Namorados, município volta a registrar casos de covid-19

Cidade chegou a ficar 30 dias sem registrar novos casos de coronavírus

Tainá Jara | 17/06/2020 16:12
Nem barreiras sanitárias regulares livraram cidade de novas contaminações (Foto: Divulgação/Prefeitura Nova Andradina)
Nem barreiras sanitárias regulares livraram cidade de novas contaminações (Foto: Divulgação/Prefeitura Nova Andradina)

Após flexibilização do toque de recolher no Dia dos Namorados, celebrado na última sexta-feira, o município de Nova Andradina, distante 301 quilômetros de Campo Grande, voltou a registrar novos casos de covid-19. A cidade chegou a ter os 11 pacientes testados positivos para o coronavírus curados e ficou por mais de 30 dias sem novos casos. Agora, o número de contaminados subiu para 16.

A implantação de barreiras sanitárias durante os fins de semana e feriados não foram suficiente para evitar o retorno do vírus ao município. Na última sexta-feira, de forma excepcional, a prefeitura reduziu o toque de recolher em 1h para celebrações do Dia dos Namorados.

Nesta terça-feira, a prefeitura divulgou mais um exame positivo elevando para 16 o número de casos confirmados para o novo coronavírus, sendo 13 já curados e 3 em isolamento. Outras 5 pessoas passaram por testagem e aguardam o resultado do exame.

O último infectado pelo vírus tem 23 anos, é morador de Nova Andradina e está em isolamento familiar. Não há dados suficientes para reconhecer a forma de contágio da doença, ou seja, pode tratar-se de um caso de transmissão comunitária.

“Isso é preocupante porque esse paciente circulou pela cidade e manteve contato com várias pessoas. Algumas, inclusive, foram testadas e, felizmente, tiveram o resultado negativo para a doença. Ainda não temos uma noção sobre o desdobramento deste caso, por isso, o momento é de alerta e de tomar os cuidados já habituais como uso de máscara e álcool em gel, e manter o distanciamento social”, afirmou o secretário de saúde, Sérgio Maximiano.

Mais rigor - Diante da baixa adesão ao isolamento social e do descumprimento de normas para evitar a aglomeração de pessoas, a prefeitura editou um novo decreto endurecendo as punições para estabelecimentos comerciais infratores.

De acordo com o procurador-geral, Jailson Pfeifer, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 irá se reunir, mas devido a urgência da situação, o governo municipal decidiu antecipar algumas medidas.

“Para evitar que os bons paguem pelos maus, está sendo editado hoje o decreto 2.555, onde o comércio que descumprir as normas vigentes - como a redução e distanciamento das mesas, quantidade de pessoas dentro do estabelecimento, utilização de máscaras e horário do toque de recolher – pode sofrer sanções mais duras”, declarou o procurador Jailson.

A novidade é a interdição por 120 horas ininterruptas, aplicação de multas e cassação de alvará. A sanção de multa poderá ser aplicada isoladamente ou cumulada com a de interdição ou de cassação do alvará.

“Essa é uma medida que se faz necessária diante da balburdia de alguns estabelecimentos, que têm criado transtornos para a fiscalização e para a própria Polícia Militar. Então, quem descumprir as normas, imediatamente, sofrerá interdição por 5 dias. Além disso, pode ser multado e até mesmo, estará sujeito a cassação do alvará”, reitera.

Nesta terça-feira, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou 4.164 casos do novo coronavírus no Estado, sendo que 36 pessoas morreram.

Nos siga no Google Notícias