ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após três dias de protesto, começa hoje perfuração de poços em aldeias

Novo coordenador da Sesai acompanhou equipamentos até reserva indígena para perfuração de poços e índios encerram bloqueio

Helio de Freitas, de Dourados | 28/07/2016 07:35
Chegada de máquina para perfurar poços encerrou bloqueio de rodovia (Foto: João Pires)
Chegada de máquina para perfurar poços encerrou bloqueio de rodovia (Foto: João Pires)

Deve começar hoje (28) a perfuração de dois poços artesianos na reserva indígena de Dourados, município a 233 km de Campo Grande. Os equipamentos para o serviço, pertencentes à Funasa (Fundação Nacional de Saúde), chegaram ontem à tarde e os índios encerraram o bloqueio da MS-156, que já durava três dias.

O novo coordenador do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Edemilson Canale, se reuniu com os índios no local do protesto e admitiu que o serviço não seria feito antes de outubro por questões burocráticas.

Segundo ele, a liberação dos equipamentos para o início imediato da perfuração dos poços só foi possível devido a um acordo com a Funasa e com autoridades locais, firmado após o bloqueio da estrada.

Edemilson Canale lembrou que a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) é responsável em garantir saneamento básico para 75 mil índios em Mato Grosso do Sul e precisa que o apoio prometido seja garantido para que os poços sejam abertos. Pelo menos quatro mil índios enfrentam falta de água na reserva de Dourados.

Começa na Bororó – O vice-capitão da aldeia Jaguapiru e um dos principais líderes do protesto, Sílvio de Leão, disse nesta manhã ao Campo Grande News que o primeiro poço será perfurado na aldeia Bororó, onde o desabastecimento é ainda mais crítico.

“O pessoal está esperando chegar uma máquina de Itaporã para limpar o local. Lá vai ser feito o maior poço, com capacidade de 18 mil litros de água por hora. Depois a equipe vem para a Jaguapiru, para colocar o nosso poço em funcionamento e perfurar outro”, informou.

Nos siga no Google Notícias