ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Auditores fiscais do trabalho rebatem denúncias sobre interdições em Dourados

Nícholas Vasconcelos | 09/04/2013 19:18

Os auditores fiscais do trabalho rebatem as denúncias de abusos nas fiscalizações realizadas nas construções de Dourados. Na semana passada, em uma matéria publicada no jornal O Progresso, representantes da Associação da Indústria da Construção Civil criticam a atuação dos fiscais nas obras do município, afirmando que os embargos e interdições dos auditores estariam descumprindo as Normas Regulamentadoras ao não emitir uma notificação prévia e que haveria “exagero” na fiscalização.

Segundo a presidente do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), Rosângela Rassy, afirma que o compromisso dos fiscais é a defesa dos direitos legais e a proteção à vida dos trabalhadores para evitar os acidentes de trabalho que podem ser fatais. De acordo com o sindicato, em 2011 ocorreram 700 mil acidentes de trabalho em todo país, com 14.800 trabalhadores inválidos e 2.800 morreram.

A Associação da Indústria da Construção afirma que os empresários sofrem prejuízos porque durante o processo de interdição de embargo, os operários não podem ser demitidos e que 50% das obras da cidade estariam embargadas. Os empregadores afirmam ainda que todo o processo prejudica a geração de emprego e renda no município.

A auditora do Trabalho em Dourados, Auzenir de Jesus Caetano, chefe do Setor de Inspeção do Trabalho afirma que todas as acusações são infundadas. Ela informa que os fiscais possuem conhecimento específico para atuarem nessas inspeções.

“Agem de acordo com a lei e todos os embargos e interdições são baseados em laudos técnicos”. Entre as irregularidades encontradas nas obras douradenses estão o uso de escadas de mão nas proximidades de portas ou áreas de circulação.

Segundo ela, não é verdade que metade das obras estão embargadas no município, porque o efetivo de auditores em Dourados continua insuficiente para atender a demanda existente.

“A construção civil é uma de nossas prioridades para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho. A atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho tem trazido mudanças significativas e visíveis nos canteiros de obras”.

Nos siga no Google Notícias