ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Biffi depõe hoje em CPI que apura construção de creche iniciada há 6 anos

Depoimento ocorre às 16h, em sessão extraordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada pela Câmara de Itaporã; ex-deputado foi convidado pela CPI aberta contra Marcos Pacco

Helio de Freitas, de Dourados | 22/02/2016 11:11
Biffi com o ex-prefeito Marcos Pacco; deputado depõe como convidado (Foto: Arquivo)
Biffi com o ex-prefeito Marcos Pacco; deputado depõe como convidado (Foto: Arquivo)

A Câmara de Vereadores de Itaporã, cidade a 227 km de Campo Grande, realiza às 16h de hoje (22) uma sessão extraordinária da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada para investigar a obra de uma creche, iniciada em 2010, na administração do então prefeito Marcos Pacco (PSDB).

A sessão será para ouvir o depoimento d ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT), que foi convidado e concordou em prestar esclarecimentos sobre os recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), obtidos por ele para a construção.

De acordo com o relator da CPI, vereador André de Moura Brandão (PHS), disse que a obra foi deixada inacabada quando Pacco concluiu o mandato, em dezembro de 2012.

A comissão investiga denúncia de desvio de recursos e suposta fraude em documentos, já que a prefeitura teria informado ao FNDE que 93% da obra foi concluída, quando na verdade a construção não chegou nem a 50%.

Motivo político - No início deste mês, Marcos Pacco disse ao Campo Grande News que a CPI tem interesses políticos, por ele aparecer como líder das pesquisas de intenção de voto para prefeito do município de 20 mil habitantes. Segundo ele, a obra não foi concluída por atraso na liberação dos recursos e citou exemplos de construção de creches em outras cidades, que também está atrasada.

Em janeiro, o ex-prefeito entrou com mandado de segurança contra a Câmara, para suspender a investigação. Sua defesa pediu também o afastamento de André Brandão da relatoria, “por ser declaradamente um inimigo meu”, segundo Marcos Pacco. A Justiça ainda não se manifestou.

O município recebeu R$ 1,2 milhão do governo federal para a obra e o ex-prefeito teria deixado R$ 160 mil desse total em caixa. “Quando era deputado, Biffi conseguiu recursos para creches semelhantes em outros municípios e até hoje o vemos participando de inaugurações. O ex-prefeito fala que o dinheiro do FNDE não foi suficiente. A CPI quer saber por que nos outros municípios as obras foram concluídas e aqui em Itaporã foi deixada pela metade”, afirmou Brandão.

Nos siga no Google Notícias