ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Caarapó completa 59 anos de fundação em dia de chuva e sem festa

Liniker Ribeiro | 20/12/2017 07:38
Escultura na entrada da cidade de Caarapó (Foto: Caarapó News)
Escultura na entrada da cidade de Caarapó (Foto: Caarapó News)

O município de Caarapó, distante 283 quilômetros de Campo Grande, comemora 59 anos de fundação nesta quarta-feira (20). Apesar da data, não há atividades previstas em comemoração ao aniversário da cidade.

Habitado inicialmente por "mineiros", como eram chamados os empregados da Cia Mate Laranjeira, o primeiro povoado do município era chamado de Santa Luzia, formado pelos trabalhadores que se dedicavam à extração da erva-mate, muito produtiva na região.

O progresso da região teve por base a extração da erva-mate, pois a Cia. Mate Laranjeira, concessionária da exploração, entregava a terceiros, áreas previamente delimitadas, chamadas sesmarias, onde deveriam construir uma “Rancheada” ou casa sede e uma larga trilha no seio da floresta, para permitir a passagem dos veículos de tração animal, que procediam o escoamento da produção de erva-mate. Essas trilhas, conhecidas no vocabulário indígena como “tape-jacienda”, se prolongavam até às margens do Rio Amambaí. Daí por diante, o transporte da erva-mate era efetuado por via fluvial até os centros consumidores.

O povoado foi fundado em 1927, por Nazário de Leon e Manoel Benites. Já o município, fundado em 1958, recebeu o nome de "Caarapó" - termo oriundo da língua guarani - que significa "raiz de erva mate", através da junção dos termos ka'a ("erva mate") e rapó ("raiz").

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a estimativa de população atualmente é de 29.292 pessoas, 3.525 pessoas a mais do que em 2010. Quem for aproveitar o dia na cidade, deve se preparar para sair de casa com guarda-chuva.

O dia no município será de sol entre nuvens, com previsão de pancadas isoladas de chuva a qualquer hora. A temperatura fica entre 21°C e 34 °C.

Nos siga no Google Notícias