ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Câmara faz sessão às 10h para mudar chapa e trocar vereadores presos

Justiça determinou ontem suspensão da eleição até a votação em plenário da substituição de Pedro Pepa e Pastor Cirilo

Helio de Freitas, de Dourados | 10/12/2018 09:51
Câmara de Dourados faz sessão extraordinária nesta manhã para mudar chapa que disputa eleição (Foto: Helio de Freitas)
Câmara de Dourados faz sessão extraordinária nesta manhã para mudar chapa que disputa eleição (Foto: Helio de Freitas)

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, tem novo capítulo na manhã desta segunda-feira (10). Às 10h tem sessão extraordinária para votar em plenário a mudança de dois nomes na Chapa “Legislativo Forte”, que disputa o pleito.

O pedido foi protocolado na quinta-feira (6) por um grupo de vereadores e tenta a substituição do candidato a presidente de Pedro Pepa (DEM) por Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PDT), e do candidato a segundo-secretário Pastor Cirilo Ramão (MDB) por Janio Miguel (PR).

Pepa e Pastor Cirilo estão presos desde quarta-feira (5) junto com o vereador Idenor Machado (PSDB). Eles foram alvos da Operação Cifra Negra do Ministério Público, que investiga pagamento de propina por empresas contratadas através de licitação fraudulenta.

O pedido de substituição dos nomes foi feito na quinta-feira (6), mas a assessoria jurídica deu parecer contrário à mudança e a Mesa Diretora negou a troca de nomes. Em boicote, oito vereadores deixaram de comparecer a duas sessões extraordinárias, na sexta e no sábado, e impediram a eleição.

Ontem (9), o juiz plantonista Zaloar Murat Matins de Souza determinou a suspensão da eleição até a votação em plenário da substituição dos nomes. Também determinou a posse imediata do suplente Mauricio Lemes Soares, outro motivo do boicote do grupo rebelde.

Mauricio assume a vaga de Idenor Machado, que pediu afastamento de 32 dias um dia após ser preso. Assim como os oito vereadores que pediram a substituição dos legisladores presos, Mauricio é aliado da prefeita Délia Razuk (PR) e terá papel decisivo na eleição da Mesa Diretora.

Em entrevista coletiva hoje, a presidente da Câmara Daniela Hall (PSD) disse que a sessão desta manhã será apenas para decidir sobre a substituição de nomes. A data da eleição ainda não foi definida. A 43ª sessão ordinária começa às 17h30 de hoje, mas não deve incluir a eleição da Mesa Diretora.

Nos siga no Google Notícias