A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

03/12/2014 09:49

Campanha em rede social convoca para protesto contra corrupção

Helio de Freitas, de Dourados
Vereadores de Naviraí durante sessão da Câmara; campanha no Facebook chama população para manifestação no dia 8 (Foto: Jr Lopes/ Folha de Naviraí)Vereadores de Naviraí durante sessão da Câmara; campanha no Facebook chama população para manifestação no dia 8 (Foto: Jr Lopes/ Folha de Naviraí)

Uma campanha iniciada no Facebook tenta convencer a população de Naviraí, a 366 km de Campo Grande, a participar de uma manifestação marcada para a próxima segunda-feira, dia 8, na Câmara de Vereadores do município. O objetivo é cobrar a cassação dos legisladores acusados de envolvimento no esquema de corrupção desvendado pela Operação Atenas, da Polícia Federal.

A mobilização é uma reação à afirmação do advogado do vereador Marcus Douglas Miranda, um dos presos por corrupção, que em pedido de habeas corpus ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) alegou que a população da cidade já tinha esquecido o caso e que a repercussão social citada como um dos motivos para a prisão de seu cliente “já faz parte do passado” e o fato “não é mais comentado pela população de Naviraí”. O pedido de liminar foi negado pelo desembargador Manoel Mendes Carli.

Um dos moradores que tentam mobilizar a população a participar do protesto na próxima segunda-feira às 19h é Antonio Bianqui, que através da rede social defende a cassação dos 13 vereadores denunciados pelo Ministério Público.

Oito são réus em ação penal que tramita no Poder Judiciário desde o dia 31 de outubro. Desses, estão presos o presidente Cícero dos Santos, Marcus Douglas, Adriano José Silvério e Carlos Alberto Sanches, o Carão, a policial civil aposentada Solange Melo renunciou e três estão afastados do cargo – Elias Alves, Vanderlei Chagas e Gean Carlos Volpato.

Outros cinco escaparam da ação penal e continuam exercendo o mandato – Moacir Aparecido de Andrade, José Odair Gallo, Jaime Dutra, Mário Gomes e José Roberto Alves. A intenção dos organizadores do protesto é cobrar da Câmara e da Justiça o afastamento também desses cinco vereadores.

Atualmente duas comissões processantes estão em andamento na Câmara de Naviraí. A primeira, instaurada ainda em outubro, apura a quebra de decoro de Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, Marcus Douglas, Carlos Alberto Sanches e Adriano José Silvério. A segunda comissão, instaurada na semana passada, pode levar à cassação de Elias Alves, Vanderlei Chagas e Gean Carlos Volpato.

Moradores de Naviraí lotam a Câmara, no dia 15 de outubro, uma semana após prisão de vereadores; Legislativo deve enfrentar novos protestos (Foto: Divulgação)Moradores de Naviraí lotam a Câmara, no dia 15 de outubro, uma semana após prisão de vereadores; Legislativo deve enfrentar novos protestos (Foto: Divulgação)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions