ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Candidatos ao Conselho Tutelar participam de debate em Dourados

Vinícius Squinelo | 29/08/2011 23:43

O CMDCE (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) vai promover no dia 5 de setembro um debate entre os 16 candidatos às cinco vagas do Conselho Tutelar de Dourados. O debate será no Teatro Municipal às 19h30.

O presidente do Conselho, Edmilson Souza Osório, explica vários segmentos da sociedade envolvidos direta e indiretamente com crianças e adolescentes foram convidados a elaborar perguntas. Essas questões serão selecionadas para serem debatidas no dia do evento. Toda a sociedade está convidada para participar.

“O debate é um momento importante para que os candidatos possam mostrar seus conhecimentos a respeito de tudo que norteia a criança e o adolescente e também para que o eleitor possa tomar a decisão em quem votar”, comentou Edmilson.

A eleição para conselheiro tutelar vai acontecer no dia 11 de setembro, das 9h às 17h, na Escola Estadual Castro Alves. De acordo com o presidente do CMDCA, o voto é facultativo, mas é importante que os eleitores participem da escolha dos conselheiros.

Para divulgar a eleição e a importância do voto, o Conselho Tutelar vem realizando palestras nos Cras (Centros de Referência e Assistência Social). As palestras começaram dia 24 deste mês e terminam no dia 6 de setembro. “Estamos percorrendo todos os Cras da cidade, pois é necessário o comparecimento dos eleitores nas urnas”, destacou Edmilson.

A existência do conselheiro tutelar faz cumprir a Lei Federal 8.069/90, conhecida como ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O conselheiro tutelar tem suas competências e atribuições fixadas no artigo 136 do mesmo Estatuto, que é a proteção à criança e ao adolescente.

A eleição para o cargo de conselheiro tutelar tem as mesmas regras de uma eleição para prefeito, em que pode votar apenas quem tiver mais de 16 anos, possuir título de eleitor e residir no município.

O conselheiro eleito cumprirá um mandato de três anos, sendo permitida apenas uma recondução ao cargo.

Nos siga no Google Notícias