ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Carros anoiteceram cobertos de branco em cidade que bateu recordes de frio em MS

Recorde em MS, moradores de Iguatemi sentiram frio de até -11°C nesta madrugada

Paula Maciulevicius Brasil | 30/07/2021 09:29
Ontem à noite, escrita em cima de carro mostra o frio que Iguatemi fez. (Foto: Direto das Ruas)
Ontem à noite, escrita em cima de carro mostra o frio que Iguatemi fez. (Foto: Direto das Ruas)

Quando o relógio marcou 3h30 da manhã, a neném de Jéssica Turaça, de 28 anos, despertou. A menininha de 1 ano e 6 meses podia até não sentir o frio, já que estava em casa no aquecedor, mas porta afora, os termômetros chegaram a marcar -2,8°C, com sensação térmica de -11°C, um recorde para Mato Grosso do Sul.

A família mora em Iguatemi, cidade distante 466 quilômetros da Capital, e onde faz muito, mas muito frio mesmo. "Eu acordei e estava -1 grau", conta a mãe, Jéssica. Campo-grandense, faz um ano que ela deixou a Capital para morar em Iguatemi, onde trabalha na panificadora da família do marido.

Enilda e Kelvis, donos de padaria na cidade tentando se esquentar no sol. (Foto: Arquivo Pessoal)
Enilda e Kelvis, donos de padaria na cidade tentando se esquentar no sol. (Foto: Arquivo Pessoal)

A foto ao lado mostra a sogra, dona Enilda e o marido de Jéssica, Kelvis, tentando se aquecer no sol em frente à panificadora. Atendendo aos clientes, Jéssica descreve que para se esquentar vestia duas calças, duas meias e quatro casacos.

A padaria abre 4h45 da manhã e a comerciante jura que já tinha fila de gente esperando um pão quentinho. "Tem fila pra comprar pão, a gente vende bem mais, quase que dobrou", conta.

Jéssica diz que está se acostumando com o frio, no começo até sentia mais. "Depois parece que o corpo se habitua com a temperatura baixa, que nem agora, está todo mundo muito bem agasalhado, está fazendo 3ºC lá fora, mas está bem mais tranquilo", diz.

Por ser divisa com o Estado do Paraná, os moradores até que são acostumados com o frio. No entanto, esta onda surpreendeu. "Em cima dos carros estava tudo branco", fala Jéssica sobre a geada.

Caixa no mercado Dallas, também em Iguatemi, Jaqueline Soares Lima, de 22 anos, é natural da cidade e se lembra de frios assim só na infância. Mesmo sendo nascida e criada em Iguatemi, ela diz que não tem como se acostumar. "A maioria das pessoas preferem o calor mesmo", comenta.

A notícia de que a cidade registrou sensação térmica de -11°C correu logo cedo. "Quando fiquei sabendo, assustei e olhei no termômetro do celular e estava -1°C de temperatura. Aí foi assustador", completa.

Para se proteger do frio, ela está trabalhando com duas calças, toucas e pelo menos quatro blusas.

Cheio de casaco, Zé Roberto dentro do estúdio onde apresenta programa de rádio em Iguatemi. (Foto: Arquivo Pessoal)
Cheio de casaco, Zé Roberto dentro do estúdio onde apresenta programa de rádio em Iguatemi. (Foto: Arquivo Pessoal)

O meteorologista Natálio Abrahão, foi quem anunciou a tal sensação térmica recorde no Estado. "Não é o mesmo que temperatura lida, é a temperatura que o corpo sente. Muitas vezes, você tem uma temperatura e ela sofre influência da velocidade do vento e da umidade. Então, numa mesma hora, você tem uma temperatura e uma sensação diferentes", explica.

Na lembrança dele, não se tem registro de valores tão baixos de sensação térmica assim. "Nós já tivemos -5°C, -6°C, até -7°C, mas de -11° não me lembro. Isso ocorreu na hora que fizemos a leitura e o vento estava com 33km/h", descreve.

Radialista no município, Zé Roberto Soares, de 52 anos, está há seis meses em Iguatemi e conta que passou a madrugada mais fria do ano. O programa que ele apresenta: Conversando com Zé, entra ao ar às 6h da manhã, e às 5h quando ele se levantou, a sensação térmica era de -4°C.

"Faziam anos que eu não sentia um frio assim, e olha, pegou todo mundo de surpresa aqui, ninguém esperava que seria um frio tão grande assim", comenta.

Nos siga no Google Notícias