ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Cartão postal de MS, Gruta do Lago Azul pode ser reaberta à visitação em março

Portaria estadual autoriza uso de trilha, mais um passo para regulamentação total e reabertura do passeio turístico em Bonito

Silvia Frias | 19/02/2021 10:14
Gruta do Lago Azul, considerado patrimônio cultural e ambiental brasileiro (Foto/Divulgação)
Gruta do Lago Azul, considerado patrimônio cultural e ambiental brasileiro (Foto/Divulgação)

Portaria publicada hoje no Diário Oficial do Estado autoriza o uso da trilha de acesso à Gruta do Lago Azul, em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande. O aval estadual faz parte da regulamentação da exploração comercial do atrativo turístico, o único ainda fechado no município e que pode ser reaberto à visitação a partir de março.

A portaria publicada hoje tem prazo de validade de seis meses e restringe-se apenas à trilha de acesso à Gruta do Lago Azul e à estrutura de sanitários instalados em  imóvel do governo estadual.

A formalização desse acordo com a prefeitura de Bonito pode ocorrer em prazo de até 30 dias, sob as seguintes condições:  cobrança de taxa de visitação e repasse dos valores para o Estado, conforme regras a serem estabelecidas e que as normas serão estabelecidas pelo órgão gestor e no plano de manejo.

A autorização é precária, podendo ser rescindida após comunicação prévia ao Município com 30 dias de antecedência.

A portaria foi assinada pelo presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges Barros de Araújo.

A secretária Municipal de Turismo, Juliane Ferreira Salvadori, explica que essa é mais uma etapa da exploração comercial da gruta. “Estamos trabalhando para fazer a reabertura nos próximos dias”, disse. A previsão é que o passeio possa ser reaberto em março, mas não há data oficial.

Juliane disse que existe grande expectativa por parte dos empresários e guias de turismo, afetados por conta das restrições impostas pela pandemia. “A gruta é nosso cartão postal”.

Regulamentação - No dia 20 de janeiro, a portaria do Ministério da Economia havia autorizado a prefeitura de Bonito a explorar a área pelo prazo de 20 anos, acordo que representa a oficialização da cessão onerosa do local, considerado patrimônio cultural e ambiental brasileiro.

A exploração era feita, mas foi suspensa a partir de 23 de março de 2020 por conta da pandemia da covid-19, sendo o único passeio que permanecesse fechado, justamente por conta da regulamentação que estava sendo feito, em tratativas com os governos federal e estadual.

Pela portaria federal, foi estabelecido valor mínimo de retribuição anual de R$ 33.995,88 a ser pago pela prefeitura de Bonito, pelo uso privativo e exploração econômica.

Também está previsto o repasse de 20% do valor arrecadado por mês com a venda de ingressos pela visitação do Monumento da Gruta do Lago Azul. O percentual de retribuição será revisado a cada 5 anos.

Nos siga no Google Notícias