ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Cerimônia cívico-militar comemora os 144 anos da Retomada de Corumbá

Vanda Escalante | 13/06/2011 11:35
Solenidade reuniu autoridades e estudantes no Jardim Independência. (Foto: Anderson Gallo)
Solenidade reuniu autoridades e estudantes no Jardim Independência. (Foto: Anderson Gallo)

Solenidade cívico-militar na manhã desta segunda-feira (13), no Jardim Independência, celebrou os 144 anos da Retomada de Corumbá. A cerimônia teve participações de militares do Exército, Aeronáutica e da Marinha, além de autoridades civis e estudantes.

“Ainda estamos construindo a Retomada de Corumbá. Hoje não temos mais guerras com inimigos, mas estamos retomando o crescimento e o desenvolvimento do município”, disse o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

A cerimônia foi marcada pela entrega da Medalha de Antônio Maria Coelho ao comandante do 17º Batalhão de Fronteira, tenente-coronel Marcelo Dutra Oliveira, e ao ex-comandante do destacamento do Exército no Porto Índio, 2º sargento Aurélio Melo de Souza, além da homenagem com uma coroa de flores depositada aos pés da estátua do herói da Retomada, marechal Antônio Maria Coelho.

História - O dia 13 de Junho marca a expulsão das tropas paraguaias que ocupavam a região de Corumbá, na então província de Mato Grosso, em função da Guerra contra o Paraguai. Os paraguaios eram liderados pelos coronéis Vicente Barrios e Izidoro Resquin. A invasão tinha o propósito de aprisionar os habitantes e tomar o gado existente para o abastecimento do exército paraguaio.

Embora conhecessem as ameaças de Solano Lopez ao Império, os brasileiros não esperavam e não estavam preparados para a invasão. Em dezembro de 1864, os soldados paraguaios invadiram o Forte Coimbra, que por falta de munição estava abandonado. Quando chegaram à Vila de Corumbá, não encontraram qualquer tipo de resistência.

No início de 1865, foi montada a Força Expedicionária de Mato Grosso, mas somente em 13 de junho de 1867, tropas lideradas pelo marechal Antônio Maria Coelho retomaram Corumbá para posse do Império Brasileiro.

(Com informações do site Diário on line)

Nos siga no Google Notícias